Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Golpe do primo: confira o golpe que está sendo aplicado em vendas de carros na Serra

De forma online, o estelionatária manipula o vendedor e o comprador do veículo para executar o golpe com sucesso

Na última semana, a reportagem do Serra Noticiário recebeu o contato de um leitor, morador do bairro de Divinópolis, pedindo ajuda para alertar a população sobre um golpe que estava sendo aplicado na Serra, no qual ele acabava de ser vítima.

Conhecido como o “golpe do primo”, um criminoso consegue ludibriar vendedor e comprador de carros a mentirem um para o outro, tudo de forma virtual, sem ao menos aparecer para nenhum deles. Fique experto!

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

O golpe do primo

O leitor contou a nossa reportagem que havia feito um anúncio de venda do seu carro, um Fiat Pálio (2000), no valor de 9 mil reais. Até que um homem, chamado Guilherme, apareceu e confirmou o interesse pelo veículo e pediu para que o dono tirasse o anúncio do ar.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui
O carro do anunciante

Em seguida, o golpista criou um anúncio falso do mesmo veículo, pela metade do preço e publicou em um perfil próprio. Por conta do baixo valor, fica fácil para o criminoso encontrar alguém interessado nessa compra. Quando o possível comprador apareceu, o golpista conseguiu ter o contato do vendedor do veículo e do possível comprador. Em seguida, ele começou a articular o crime.

O golpista a todo momento atua como um intermediário entre o vendedor e o comprador do veículo. O objetivo principal é utilizar o carro de outra pessoa como isca para receber o valor do pagamento de um carro que não é seu.  

Serranos caíram no golpe

De início, o golpista se dirigiu ao vendedor, alegando ser advogado e que pretendia usar o veículo para pagar uma dívida com seu ex-sócio, ou seja, mentindo que iria comprar o veículo e entregar à outra pessoa como uma forma de pagamento.

Em paralelo a isso, o criminoso chegou até o comprador e alegou que o carro do anúncio estava registrado no nome do seu primo, pois ele tinha acabado de passar por um divórcio, e para não dividir os bens, colocou o carro no nome desse tal “primo”.

Encontro armado entre as vítimas

O encontro das duas partes foi todo organizado para ocorrer no último sábado (12). O criminoso orientou o vendedor para que não tratasse de valores, por ele estaria comprando esse carro por um preço, e repassando ao seu sócio por um valor diferente, para quitar essa dívida. Em seguida, o golpista pediu para que o vendedor dissesse (mentisse) ao comprador que era seu primo no momento do encontro, para que passasse “confiança” ao suposto ex-sócio.

Já o comprador, recebeu do criminoso a orientação para que fosse ao encontro com seu “primo”, e afirmasse (mentisse) que era um ex-sócio. Pois o “primo” tinha interesse em comprar o carro, mas que ele (golpista) não havia gostado dos termos de venda e alegou já ter destinado a venda para outra pessoa.

Confira abaixo a captura de tela da conversa no momento em que o comprador recebe as orientações do encontro para checar o carro:

Golpista usava o nome de Guilherme para comunicar com as vítimas

As duas partes se encontraram, seguiram as dicas do golpista, metiram um para o outro e fecharam o acordo. O comprador efetuou um pagamento no valor de R$ 5.500,00, via PIX para a conta do estelionatário e em seguida, recebeu uma mensagem que tinha acabado de cair em um golpe e foi bloqueado dos contatos.

Vítimas registram ocorrência na PM

O comprador registrou um B.O de crimes contra o patrimônio por Estelionato e Fraude. O vendedor, embora não tenha sido lesado financeiramente, também prestou queixa na delegacia, pois havia também sido envolvido no golpe como vítima.

A reportagem teve acesso ao boletim, e nos autos constam que o comprador chegou a questionar por duas vezes se o vendedor conhecia Guilherme, e prontamente foi respondido que ele era seu primo, e que tudo devia ser resolvido com ele.

Alerta a todos os serranos

Outro detalhe que chama a atenção em todo esse caso, é que em nenhum momento o criminoso apareceu pessoalmente para nenhuma das vítimas. Tudo foi orquestrado de forma online, por uma conta de WhatsApp contendo uma foto que, até o momento, não se sabe se é exatamente do estelionatário. Por isso, a reportagem achou melhor não compartilhar a imagem, por receio de talvez divulgar o rosto de pessoas inocentes que foram usadas para mascarar esse crime.

O leitor ainda informou que um conhecido seu estava caindo no mesmo golpe, com as mesmas características, e que ele o orientou para que saísse imediatamente. Portanto, o objetivo final também do Serra Noticiário é orientar a toda a audiência para estarem atentos a esse “golpe do primo” que está circulando na Serra.

+NEWS

#TRETA NEWS

Devido ao confronto com os militares, o bairro foi tomado por inúmeras viaturas, chamando a atenção dos moradores

#TRETA NEWS

O sujeito tentou escapar de carro após realizar disparos com uma arma de fogo, mas foi perseguido e detido pela equipe da Polícia Militar

#TRETA NEWS

A vítima, após o roubo, acionou o proprietário do veículo para informar o ocorrido e pedir a localização do automóvel pelo rastreador

#TRETA NEWS

Após gritos de socorro de uma mulher a equipe da Polícia Militar encontrou na casa, uma cena digna de um filme de terror

#TRETA NEWS

O filho da vítima, uma criança autista, ficou revoltado com a situação e tentou defender sua mãe dos criminosos

#DESTAQUE

Marcelo Santos enviou o autógrafo da lei logo após a votação. Uma emenda do presidente possibilitou a inclusão de mais oficiais na lista

#TRETA NEWS

De acordo com a vítima, os assaltantes iriam executá-lo, e se ele não tivesse reagido e lutado com os criminosos estaria morto

#TRETA NEWS

A reportagem teve acesso à versão completa dos militares e dos familiares do adolescente morto, além de vídeo gravado por um morador


Não copie, compartilhe o link