Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Justiça obriga a Prefeitura da Serra refazer seleção de empresa para gerir a UPA de Carapina

A justiça identificou irregularidades e não cumprimento de regras do edital no processo de licitação da gestão da UPA de Carapina

Fachada da UPA de Carapina

A UPA de Carapina, uma das principais Unidades de Pronto Atendimento da Serra, está no centro de uma controvérsia jurídica. Isso porque, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES) determinou que a Prefeitura da Serra realize uma nova seleção para contratar uma empresa que gerencie a unidade. Assim, a decisão veio após a juíza Telmelita Guimarães Alves identificar que o município não seguiu as regras estabelecidas no edital durante o processo de licitação.

Justiça encontra irregularidades em licitação da UPA de Carapina

A princípio, o Hospital Mahatma Gandhi, um dos candidatos à licitação, acionou a Justiça alegando que não teve acesso aos documentos durante a sessão de abertura dos envelopes, contrariando as regras do edital. Além disso, a instituição foi inabilitada por questões contábeis, mesmo tendo apresentado toda a documentação necessária.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

A controvérsia ocorreu em 19 de junho de 2023, durante a sessão pública de abertura de envelopes. Em seguida, o hospital argumentou que, embora o edital permitisse a leitura dos documentos por todos os presentes, a prefeitura negou esse pedido. No entanto, apenas 16 dias depois, que permitiram a leitura digitalmente. O que também não estava previsto no edital.

Hospital Mahatma Gandhi aciona a justiça na licitação da UPA de Carapina

Dessa forma, a Justiça, ao analisar o caso, confirmou que o edital garantia o direito de todos os presentes examinarem os documentos.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

“A negativa de acesso aos documentos viola de forma manifesta à regra do item 7.8.1, já que esta garante expressamente aos interessados o exame dos documentos de habilitação”

Além da questão do acesso, a Justiça identificou que a inabilitação do Hospital Mahatma Gandhi na qualificação econômico-financeira não seguiu os critérios estabelecidos. Já que focou em mais do que apenas o balanço patrimonial do último exercício social.

Em resposta, o hospital declarou que, embora não veja má-fé por parte da Prefeitura da Serra, percebeu o descumprimento de alguns princípios.

“Embora entendamos que não houve má-fé do Município de Serra, mas o procedimento de contratação, sob o nosso prisma, descumpriu alguns princípios basilares da Administração Pública, como da Publicidade e da isonomia jurídica. Diante disso, foi concedida decisão liminar para suspender o procedimento de contratação e melhor apurar possíveis irregularidades formais.”

Nota oficial, Hospital Mahatma Gandhi

O que disse a Prefeitura da Serra?

A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Prefeitura da Serra por meio de seus canais oficiais, oferecendo a oportunidade de se pronunciar oficialmente sobre o caso. No entanto, não obtivemos retorno até o momento desta publicação. Continuaremos aguardando.

Lembrando que, a Prefeitura da Serra tem o direito de recorrer dessa decisão. Mas, caso não cumpra a sentença, a prefeitura enfrentará uma multa diária no valor de R$ 1.000.

O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.

+NEWS

#DESTAQUE

Durante a cerimônia de lançamento do programa, a Prefeitura da Serra entregou kits para os atletas beneficiados

#DROP NEWS

De acordo com a prefeitura, o novo sistema de Wi-Fi é mais moderno e seguro; confira quando a nova internet chegará à cidade

#DESTAQUE

A Prefeitura da Serra, em parceria com a Ases, lança um plano estratégico para desenvolvimento do município até 2044

#DESTAQUE

De acordo com a prefeitura, os serviços fiscais ficarão mais acessíveis com a abertura do Posto Virtual de Atendimento

#OPORTUNIDADES

Após 10 anos sem anunciar um edital para novos funcionários, a Prefeitura da Serra anuncia 1500 vagas para níveis médio, técnico e superior

#BRONCA NEWS

Moradores estão preocupados com a possibilidade de acidentes que esses postes podem causar, a Prefeitura e a EDP se pronunciaram

#DROP NEWS

Confira quais serviços estarão disponíveis durante o PROCON nos Bairros, além de conferir o endereço do evento

#DESTAQUE

Entre as pessoas investigadas por divulgar conteúdos falsos, foram identificados alguns aliados do atual prefeito, Sérgio Vidigal


Não copie, compartilhe o link