Na última segunda-feira (20), a reportagem recebeu uma denúncia de uma mãe, moradora da Serra, cujo filho de apenas um mês de vida está internado no Pronto-Socorro do Hospital Estadual Infantil Dra. Milena Gottardi, em Vitória, com diagnóstico de meningite. Enquanto acompanha o tratamento intensivo do bebê, ela registrou e enviou um vídeo mostrando um biscoito com mofo que, segundo ela, foi entregue pela própria unidade hospitalar como parte da alimentação destinada aos acompanhantes.
A reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Secretaria da Saúde do ES (SESA) para pedir explicações sobre o caso. Em nota, a SESA afirmou que o ocorrido se tratou de um caso isolado e que a alimentação da unidade é rigorosamente monitorada pelo Núcleo de Nutrição e Dietética, com verificações diárias sobre qualidade, validade e armazenamento dos alimentos.
Leia Mais ∎
Mãe mostra biscoito com mofo recebido em Hospital Estadual
A reportagem entrou em contato com Yasmin, que detalhou o ocorrido. Segundo ela, deu entrada no último dia 15, por conta do quadro de meningite de seu filho. Durante o acompanhamento, teria recebido o biscoito do próprio hospital.
“Estou internada com meu filho, aqui no hospital de Vitória, e simplesmente me deram um biscoito com mofo pra comer, sem condições dar isso pra uma mãe que amamenta um filho de um mês.”
Yasmin afirma que fez reclamações formais à direção do hospital sobre a situação do alimento fornecido, mas não obteve qualquer retorno ou solução na ocasião.
Vídeo Youtube SN:
Reportagem entrou em contato com a Secretaria da Saúde
Diante do ocorrido, na manhã desta terça-feira (21), a reportagem do Serra Noticiário entrou em contato com a Secretaria da Saúde do Espírito Santo para questionar se:
- Existe uma fiscalização sobre a qualidade e validade dos alimentos distribuídos para pacientes e acompanhantes no Hospital em questão?
- Qual é a orientação dos funcionários em caso de reclamações desse tipo no Hospital?
- Seria possível uma vistoria para averiguar a validade e condição desses produtos armazenados no Hospital?
SESA respondeu ao Serra Noticiário
Na tarde desta terça-feira, a SESA respondeu à reportagem do Serra Noticiário informando que o Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) informou que o fornecimento de alimentação da unidade é rigorosamente monitorado pelo Núcleo de Nutrição e Dietética, com verificações diárias sobre qualidade, validade e armazenamento dos alimentos. Sobre o caso de um biscoito com mofo, o hospital afirmou que foi um episódio isolado, prontamente identificado e resolvido pela equipe e pela empresa contratada, sem registros de outras irregularidades.
Confira a nota na íntegra:
“A direção do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG) informa que o contrato de fornecimento de alimentação da unidade é acompanhado pelo Núcleo de Nutrição e Dietética, com verificações diárias sobre qualidade, validade, preparo e condições de armazenamento dos alimentos utilizados nas refeições de pacientes, acompanhantes e funcionários. A empresa contratada também é obrigada, conforme contrato e normas sanitárias vigentes, a manter um controle rigoroso de estoque, validade e rastreabilidade dos produtos.
Em relação à ocorrência relatada sobre o fornecimento de biscoito com presença de mofo, trata-se de um caso isolado, prontamente identificado e tratado pela equipe de fiscalização e pela empresa contratada. Após a notificação, foi realizada verificação no estoque e nos lotes do mesmo item, não sendo identificadas outras unidades com irregularidade.
O hospital ressalta que a Vigilância Sanitária realiza inspeções regulares nas dependências do hospital para verificação do cumprimento das normas de segurança alimentar, condições de armazenamento, manipulação e validade dos produtos.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
