De acordo com a prefeitura da Serra, essa nova metodologia trará como demandas todas as solicitações indicadas pelos próprios munícipes
A Prefeitura da Serra está realizando uma consulta pública, a partir desta segunda-feira (17), para que os moradores do município possam apontar quais ações o cidadão considera como prioritárias em cada região.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A nova metodologia do Orçamento Participativo (AMO) prioriza a participação do cidadão, que terá a oportunidade de acessar e contribuir com sua escolha de onde estiver. A ação é uma das iniciativas para tornar a Serra uma cidade humana, inteligente, criativa e sustentável.
São disponibilizadas diferentes áreas, dentro das quais o munícipe pode escolher até três ações. São elas: saúde, educação, assistência, empreendedorismo, segurança e infraestrutura. Ainda há um espaço para se fazer outras sugestões.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Para participar, basta o morador acessar o site: http://planeja.serra.es.gov.br/ e começar a opinar sobre como deseja aplicar o Orçamento Participativo (AMO) 2022. Para validar as sugestões, o cidadão deve fazer o cadastro com seus dados.
As sugestões podem ser feitas até o dia 04 de fevereiro. A próxima etapa do AMO será uma análise técnica, realizada pela equipe do Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, que vai elencar a viabilidade das demandas apresentadas. Nessa triagem serão utilizados critérios como recursos do orçamento, possibilidades técnicas de realização da ação, o Plano Plurianual (PPA) e Lei do Orçamento Municipal (LOA), alinhados ao Plano de Governo, dentre outros.
A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Costa, pontua que desenvolver com a cidade uma metodologia que colete as sugestões, análise viabilidade de execução e priorize de forma participativa é evoluir no processo de tomada de decisão coletiva.
“O munícipe ganhará segurança e confiança no que está sendo feito e a gestão conseguirá empreender mais transparência e mais assertividade na aplicação dos recursos. Queremos ampliar cada vez mais a governança participativa e esse é um passo importante dado pela atual gestão”, comenta Juliana.
A diretora do Núcleo do Orçamento Participativo, Daniele Frasson, afirma que por meio desta nova metodologia a consulta popular passa a ser muito mais do que votar em demandas que alguém encaminhou. “Será a visão do cidadão serrano sobre o que deve ser realizado para melhorar o seu bairro e nosso município”, disse Frasson.
O presidente da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima, comenta que está confiante com esta nova metodologia e no processo de participação do movimento popular. “O principal diferencial deste Orçamento Participativo é o compromisso de cumprir pelo prefeito Sergio Vidigal”, acredita. Lima.