Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Moradores da Serra podem escolher melhorias para os seus bairros

De acordo com a prefeitura da Serra, essa nova metodologia trará como demandas todas as solicitações indicadas pelos próprios munícipes

Foto: Divulgação

A Prefeitura da Serra está realizando uma consulta pública, a partir desta segunda-feira (17), para que os moradores do município possam apontar quais ações o cidadão considera como prioritárias em cada região.

A nova metodologia do Orçamento Participativo (AMO) prioriza a participação do cidadão, que terá a oportunidade de acessar e contribuir com sua escolha de onde estiver. A ação é uma das iniciativas para tornar a Serra uma cidade humana, inteligente, criativa e sustentável.

São disponibilizadas diferentes áreas, dentro das quais o munícipe pode escolher até três ações. São elas: saúde, educação, assistência, empreendedorismo, segurança e infraestrutura. Ainda há um espaço para se fazer outras sugestões.

Para participar, basta o morador acessar o site: http://planeja.serra.es.gov.br/ e começar a opinar sobre como deseja aplicar o Orçamento Participativo (AMO) 2022. Para validar as sugestões, o cidadão deve fazer o cadastro com seus dados.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra - Clique aqui!

As sugestões podem ser feitas até o dia 04 de fevereiro. A próxima etapa do AMO será uma análise técnica, realizada pela equipe do Núcleo de Acompanhamento do Orçamento Participativo, que vai elencar a viabilidade das demandas apresentadas. Nessa triagem serão utilizados critérios como recursos do orçamento, possibilidades técnicas de realização da ação, o Plano Plurianual (PPA) e Lei do Orçamento Municipal (LOA), alinhados ao Plano de Governo, dentre outros.

A secretária de Planejamento Estratégico e Tecnologia da Informação, Juliana Costa, pontua que desenvolver com a cidade uma metodologia que colete as sugestões, análise viabilidade de execução e priorize de forma participativa é evoluir no processo de tomada de decisão coletiva.

“O munícipe ganhará segurança e confiança no que está sendo feito e a gestão conseguirá empreender mais transparência e mais assertividade na aplicação dos recursos. Queremos ampliar cada vez mais a governança participativa e esse é um passo importante dado pela atual gestão”, comenta Juliana.

A diretora do Núcleo do Orçamento Participativo, Daniele Frasson, afirma que por meio desta nova metodologia a consulta popular passa a ser muito mais do que votar em demandas que alguém encaminhou. “Será a visão do cidadão serrano sobre o que deve ser realizado para melhorar o seu bairro e nosso município”, disse Frasson.

O presidente da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima, comenta que está confiante com esta nova metodologia e no processo de participação do movimento popular. “O principal diferencial deste Orçamento Participativo é o compromisso de cumprir pelo prefeito Sergio Vidigal, acredita. Lima.

+NEWS

#BRONCA NEWS

O Serra Noticiário já havia trazido essa denúncia há mais de um mês, mas até agora, nada foi feito no local

#DROP NEWS

Confira como realizar o agendamento online, além de onde haverá postos de vacinação sem agendamento prévio

#BRONCA NEWS

Nas imagens capturadas, um morador questiona o compromisso da Prefeitura da Serra com as ações de combate à dengue

#DROP NEWS

Nesta edição do Serra Mais Cidadã, além dos serviços habituais, haverá uma feira de adoção de pets

#DROP NEWS

Além de disponibilizar a vacina sem agendamento, a Prefeitura da Serra também vai possibilitar o agendamento das doses pela internet

#DESTAQUE

A iniciativa é um passo importante para a saúde pública da Serra, reforçando a importância do aleitamento materno e do apoio à maternidade

#BRONCA NEWS

Nas imagens enviadas pelos moradores revelam a situação crítica das ruas, completamente bloqueadas pela água, que alcança níveis alarmantes

#DROP NEWS

Confira quais são os novos serviços aos quais a população terá acesso, além de como acessar a plataforma da prefeitura

Não copie, compartilhe o link