A Comissão de Infraestrutura do Espírito Santo realizou, nesta quinta-feira (18), uma vistoria técnica nas obras de ampliação de fluxo e de construção da ciclovia da Terceira Ponte. O objetivo foi avaliar o andamento da obra, em fase de conclusão, em conjunto com uma equipe técnica do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (CREA-ES). A visita foi guiada pelo secretário estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, e por engenheiros responsáveis pela execução das obras.
“A gente está especificando os principais pontos da obra em conjunto com o Crea. O órgão auxilia a Comissão de Infraestrutura e nos ajuda a elaborar os laudos técnicos de que a obra tem garantia para que a gente possa trafegar com segurança”
Alexandre Xambinho
Deputado estadual (PSC)
A última etapa da ampliação da ponte envolve a retirada das barreiras de contenção antigas e a pavimentação final. Foi feito o estreitamento das pistas para possibilitar a inclusão de uma nova faixa em cada sentido. De acordo com o governo, a capacidade de fluxo de trânsito será aumentada em torno de 40%. Além disso, as pistas da direita serão de uso exclusivo de transporte coletivo, motos e veículos de serviços como ambulâncias e viaturas.
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Já a ciclovia, que foi nomeada de Ciclovia da Vida, está avançada e os acabamentos finais ainda estão em construção, como a pintura das faixas e os acessos tanto em Vitória quanto em Vila Velha. Desde outubro de 2022, uma estrutura metálica foi instalada para garantir a segurança dos ciclistas e impedir casos de suicídio na ponte.
A ciclovia terá pistas de sentido único acompanhando o fluxo dos veículos e cada pista terá três metros de largura e duas faixas de rolamento. Os engenheiros responsáveis pela obra informam que o trajeto de 3,5 quilômetros poderá ser percorrido em cerca de 12 minutos.
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Segundo o governo, a previsão é que as obras sejam concluídas entre 30 ou 40 dias, o investimento total é de R$ 127 milhões. O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, afirmou que a obra trará vários benefícios à mobilidade da população, como a redução do congestionamento e a priorização do transporte público, além da inclusão de uma nova alternativa de transporte, a bicicleta.
“A obra representa um marco em vários aspectos. A redução do congestionamento, a priorização do transporte público através da faixa exclusiva, a redução de acidentes com motos, que vão ter também a faixa exclusiva, o atendimento melhor da operação da terceira ponte, e um novo modo de transporte com a utilização da bicicleta para o trajeto”
Fábio Damasceno
Secretário de Mobilidade e Infraestrutura