Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#COLUNISTAS

Os Filhos da Vovó: gravidez na adolescência e suas consequências na Serra

Uma reflexão sobre o número de crianças cujas mães estão na faixa etária de 10 a 19 anos

A cidade da Serra tem um alto número de filhos nascidos de mães que ainda são crianças e adolescentes. Não é exclusividade da Serra. Mas por aqui pouco ou nada se faz para prevenir o problema. É falta de empatia com essas meninas que, sem saber, estão fechando para si mesmas as melhores janelas que lhes permite contemplar e viver o melhor do seu futuro. Educação é com a família. Mas publicidade sobre graves problemas é com o poder público.

De acordo com números oficiais da Prefeitura da Serra, entre 2015 e 2017, nasceram 3,6 mil crianças de mães com entre 10 e 19 anos. Ou seja, a cada ano são cerca de 1.200 crianças cujas mães têm (pasmemos!) idade entre 10 e 19 anos. É um flagelo humano.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Filhos são dádiva. O problema, entretanto, é outro: filhos que nascem de mães que estão com idade e instrução que as impedem de enxergar as gravíssimas consequências da gestação.

Primeiro, essas crianças e adolescentes que engravidam majoritariamente já são fruto de algum grau de desagregação do tecido familiar, abandono de pai ou mãe, violência, etc.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Segundo, essas meninas, quando retornam à escola, dificilmente recuperam os prejuízos oriundos da evasão que a gravidez lhes causou. Terceiro, uma nova criança que chega ao mundo tem rebatimentos sobre o conjunto da sociedade e, por óbvio, da máquina pública, sustentada pela soma dos nossos impostos.

Nesse sentido, não cabe pensar o problema segundo a lógica do senso comum que, diante de uma menina grávida, faz parecer que “o problema é dela”. Não é. É de todos nós.

Uma jovem que abandona a escola perde a oportunidade de aprender um ofício de melhor remuneração e consequentemente de ajudar a sua família, mudando assim a trajetória de sua descendência. Pesquisadores sérios confirmam que cada ano de escolaridade pode se traduzir em 15% de aumento de salário. Mas este índice vai aumentar justamente após a conclusão da educação básica (Ensino Médio), ou seja, quando as evasões relacionadas com gravidez acontecem. Muitas dessas meninas não retornam. E a maioria delas voltam a engravidar ainda na fase em que poderiam reduzir os prejuízos causados pelo afastamento da escola.

Sem trabalho, sem instrução formal, e na maioria das vezes abandonadas pelo pai da criança (que tem a mesma faixa etária e padece dos mesmos problemas), restará a essa jovem recorrer à sua mãe para ajudar a criar a criança. Assim, nascem “os filhos da vovó”.

A gravidade se constata onde ela se concentra: na periferia das cidades. Quem anda, por exemplo, pelo Bairro Feu Rosa, Vila Nova de Colares, Bairro das Laranjeiras Planalto Serrando, etc, não conclui 500 metros numa via principal sem visualizar uma adolescente grávida ou empurrando um carrinho de bebê.

Portanto, como disse, pouco ou nada se faz em relação a esse gravíssimo problema. À frente do Ministério da Mulher, dos Direitos Humanos e da Família, a hoje Senadora Damares Alves criou a campanha “Adolescência primeiro, gravidez depois”.  O prefeito de uma cidade do Rio Grande do Sul criou uma campanha com o Slogan “Só tenha os filhos que puder criar”. E espalhou vários outdoors na cidade. Por fim, em ambos os casos, a esquerda berrou na hora. Talvez por amor à miséria!

** Este texto não reflete, obrigatoriamente, a opinião do Serra Noticiário


Sargento Maurício – Colunista Serra Noticiário – Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 1° Sargento da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cursou Ciências Sociais e Letras Português, professor, blogueiro e analista político.

+NEWS

#TRETA NEWS

O suspeito foi levado à delegacia da e acabou sendo liberado após prestar depoimento

#TRETA NEWS

O sujeito confessou o crime, alegando ciúmes como motivação; a família afirma que a vítima não tinha ligação com o acusado

#TRETA NEWS

A praia é conhecida pelos buracos e pelo efeito "vassourinhas". Portanto, a rápida ação foi crucial para salvar a vida do garoto

#DROP NEWS

Confira a lista completa dos medicamentos disponíveis na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra-sede

#OPORTUNIDADES

Os cursos fazem parte do Programa Qualis Serra, uma iniciativa que visa ampliar oportunidades de emprego e renda para os moradores do município

#DESTAQUE

Durante a cerimônia de lançamento do programa, a Prefeitura da Serra entregou kits para os atletas beneficiados

#DROP NEWS

De acordo com a prefeitura, o novo sistema de Wi-Fi é mais moderno e seguro; confira quando a nova internet chegará à cidade

#DESTAQUE

A Prefeitura da Serra, em parceria com a Ases, lança um plano estratégico para desenvolvimento do município até 2044


Não copie, compartilhe o link