A Controladoria fez um levantamento de dados, a fim de demonstrar à gestão atual uma visão geral da avaliação popular acerca da prestação de serviços públicos do município
A Ouvidoria Geral da Serra foi criada através da Lei N 2356/2000, é o principal canal de comunicação direta da população com a prefeitura, tem como função fazer valer o direito do cidadão e manter o controle social sobre ações do governo municipal.
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Dessa forma, a Ouvidoria de Serra vem cumprindo seu papel de forma eficiente tratando diretamente das opiniões, sugestões, reclamações e problemas da sociedade, a fim de garantir os direitos da população.
Sendo assim, a Controladoria Geral Municipal (CGM) no intuito de contribuir cada vez mais, elaborou um diagnóstico utilizando a ferramenta da Participação e do Controle Social na tomada de decisões. Diagnóstico esse que foi feito diante das manifestações que foram registradas na Ouvidoria no ano de 2021.
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Vale ressaltar que, a Controladoria fez um levantamento de dados, a fim de demonstrar à gestão atual uma visão geral da avaliação popular acerca da prestação de serviços públicos do município.
Diante disso, o relatório utiliza a base do sistema Solicitação Web e-Ouvidoria de gestão da Ouvidoria Geral do Município e tem como objetivo fazer com que chegue da melhor forma as informações a Ouvidoria Geral do Município, através do sistema e-ouvidoria (internet), seja pessoalmente ou pelo telefone.
Todas as manifestações recebidas são devidamente cadastradas e tratadas através deste sistema e identificadas por um número de protocolo.
As manifestações que são recebidas, serão cadastradas e tratadas através deste novo sistema, sempre acompanhadas pelo número de protocolo. Conforme o diagnóstico, em 2021, o total de manifestações recebidas pela Ouvidoria foi de 7.645 (sete mil, seiscentos e quarenta e cinco).
Dessa forma, o relatório demonstra a divisão por assunto e Secretaria, realiza um quadro comparativo anual, com a evolução dos números de pedidos a partir do ano de 2017, e também realiza um comparativo mensal dos pedidos. Dessa forma, é possível verificar o tempo de resposta dos pedidos de acordo com cada pasta da Administração do Município.
Com o envio do documento ao Chefe do Executivo Municipal, a fim de fomentar a gestão com base na visão geral da avaliação popular da prestação de serviços públicos, fazendo com que chegue à máquina administrativa a ferramenta da Participação e do Controle Social. Vale lembrar que novos Projetos estão sendo estudados pela equipe da Controladoria, para implementação de melhorias, avanços e inovações da Ouvidoria Geral.