Restando apenas 12 dias para o primeiro turno das eleições municipais de 2024, os candidatos vivem os últimos momentos de campanha para apresentarem suas propostas ao eleitor e convencerem os indecisos a escolherem o seu projeto para comandar a cidade.
Com essa disputa acirrada e a escalada dos ataques, aumentam também as tensões que levam alguns candidatos a buscar formas de se proteger de possíveis agressões. Em São Paulo, o candidato Pablo Marçal (PRTB) recorreu à mesma alternativa que Pablo Muribeca (Republicanos) já vem adotando desde o início de seu mandato como vereador na Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Pablo Marçal e Muribeca usam coletes à prova de balas
Em setembro de 2023, o Serra Noticiário já havia publicado uma matéria sobre o então deputado estadual Pablo Muribeca, que optou pelo uso de colete à prova de balas durante suas atividades de rua na Serra, desde o início de sua carreira política.
Você sabia que o deputado estadual Pablo Muribeca usa colete à prova de balas?
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Na ocasião, o deputado alegou que já vinha recebendo ameaças e declarou que estava “mexendo com pessoas que têm muito a perder”. Além disso, o deputado contou na época que teve que mudar de residência e também mudou suas rotas de deslocamento pela cidade, tudo isso para garantir sua segurança. Dentre as ameaças, Muribeca afirma que recebeu mensagens como: “Se você continuar, a casa vai cair, eu sei onde você mora”.
Atualmente, Pablo Muribeca se encontra candidato à Prefeitura da Serra, em uma disputa acalorada contra Audifax Barcelos (PP) e Weverson Meireles (PDT). A princípio, os demais candidatos não optaram pelo uso do colete balístico.
Em São Paulo, outro candidato, que se coloca como anti-sistema, Pablo Marçal vem sendo um destaque nos debates e em suas estratégias de campanha. Recentemente, ele apareceu usando o colete à prova de balas em eventos de campanha, mostrando também um receio pela sua segurança durante o período eleitoral.
Equipe de Marçal identificou sujeito armado em evento de campanha
Segundo informações da assessoria do candidato, no dia 30 de agosto, Pablo Marçal teve que interromper sua agenda para se equipar com o colete balístico após seguranças de sua equipe detectarem um sujeito armado em um evento de campanha na zona leste de São Paulo.
O sujeito estaria presente em uma padaria durante a visita de Pablo Marçal. De acordo com a equipe do candidato, o suspeito fugiu de carro ao perceber que havia sido identificado.
Casos como esses mostram como o cenário político atual vem se mostrando cada vez mais violento e intolerante. O processo democrático deve sempre se pautar no confronto de ideias e opiniões, que devem permanecer apenas no campo do diálogo e não das agressões.
O Serra Noticiário continua acompanhando as eleições municipais de 2024 de perto e trará novas informações assim que possível.