Nesta última quarta-feira (22), o Deputado Estadual Pablo Muribeca, acompanhando do vereador Rodrigo Caçulo, ambos do Republicanos, anunciou em vídeo que levará ao Ministério Público a situação dos agentes de endemias da Serra, que relatam condições inadequadas de trabalho e falta de suporte da administração da Prefeitura da Serra.
Os agentes de endemias realizam visitas domiciliares, eliminam focos do mosquito Aedes aegypti e educam a população sobre medidas preventivas. Sem o apoio necessário, sua capacidade de ação pode ser prejudicada.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Agentes de combate à dengue denunciam a falta de condições de trabalho
Agentes de endemias, fundamentais no combate à dengue na região da Serra, denunciaram em vídeo nesta última quarta-feira que estão trabalhando sem a infraestrutura necessária. De forma irônica, questionaram o ponto de apoio (PA) oferecido pela Prefeitura da Serra, comprometendo seriamente a eficácia de suas atividades.
Eles relatam a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e a ausência de um ponto de apoio adequado, que deveria oferecer abrigo contra a chuva, local para alimentação e banheiros.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Vídeo Youtube SN:
Pablo Muribeca acionado pelos agentes
Após ser acionado pelos agentes, Pablo Muribeca foi ao local e ligou para a Secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, e informando ela sobre o problema e prometeu resolver a situação. Mas segundo os agentes, ela tem noção dos problemas, mas até o momento não resolveu.
O deputado Muribeca e o vereador Caçulo enfatizaram que a falta de condições adequadas de trabalho para os agentes de endemias não apenas impacta os trabalhadores, mas também compromete a eficácia no controle da dengue na cidade.
Denúncia no Ministério Público
Pablo Muribeca prometeu denunciar o caso ao promotor responsável por fiscalizar a saúde do município. Com esta ação no Ministério Público, ele busca garantir que medidas sejam tomadas para corrigir a situação dos agentes de endemias e melhorar as condições de trabalho, visando também um controle mais eficiente da dengue na Serra.
Vídeo Instagram:
O que diz a Prefeitura da Serra?
Diante desta grave denúncia, a reportagem do Serra Noticiário solicitou esclarecimentos à Prefeitura da Serra sobre o caso. No entanto, até o momento da publicação, não houve nenhum retorno.
Questionamentos enviados pela reportagem:
- Quais são as medidas imediatas que a prefeitura pretende tomar para resolver a falta de infraestrutura reportada pelos agentes de endemias?
- Como a Prefeitura planeja garantir a disponibilidade contínua de EPI para os agentes, especialmente durante períodos de aumento de dengue?
- Existe algum plano para adequação de pontos de apoio para os agentes em campo?
Atualização:
Nesta sexta-feira (24), a Prefeitura da Serra se manifestou sobre o caso e enviou uma nota relatando que as denúncias dos agentes são infundadas. Abaixo, segue a nota na íntegra:
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que as denúncias a respeito do tratamento aos Agentes de Combate à Endemias (ACEs) são infundadas. Entre as funções destes Agentes estão: executar ações de campo para pesquisas e coleta de criadouros para controle de doenças. Para isso, possuem veículo à disposição para chegada ao ponto de apoio e retorno ao local de trabalho. Todas as 40 unidades de saúde da Serra, entre outras estruturas públicas como CMEIS, EMEFs e a sede da Secretaria de Saúde da Serra, estão aptas a receberem os Agentes, e disponibilizam banheiro, água potável gelada e sala para refeição. São disponibilizados todos os EPIs (bolsa, bota e uniforme completo) e de forma regular. Também é fornecido a cada 60 dias filtro solar labial, filtro solar para o rosto e corpo e repelente. Sobre o fato será realizada apuração e todas as medidas cabíveis serão tomadas.“
Secretaria de Saúde da Serra