As Câmaras Municipais da Serra e de Vitória aprovaram, em sessões distintas, a criação da Comenda Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, em homenagem ao fundador da Igreja Cristã Maranata, falecido no último sábado (05), aos 93 anos.
Câmara da Serra homenageia Gedelti Gueiros
A Câmara Municipal da Serra (CMS) aprovou, com 16 votos favoráveis, um projeto de lei que institui a Comenda Gedelti Victalino Teixeira Gueiros. A medida foi acompanhada pelo decreto de luto oficial de três dias, por meio da Portaria nº 1514, assinada na última segunda-feira (07). Ambas as ações fazem parte do reconhecimento público ao legado do fundador da Igreja Cristã Maranata, que faleceu em Vila Velha, no último sábado (05), aos 93 anos. A
Leia Mais ∎
O pastor Gedelti Gueiros atuou como empresário, professor universitário e líder comunitário, deixando um impacto duradouro na sociedade capixaba. Seu trabalho esteve sempre alinhado aos valores de fé, ensino, serviço ao próximo e compromisso social, sendo lembrado com respeito e gratidão pelas instituições e pela comunidade.
Projeto segue para sanção do Executivo
O projeto de lei aprovado na Câmara prevê a criação da Comenda Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, que será destinada ao reconhecimento de líderes religiosos e membros da Igreja Cristã Maranata com contribuição relevante no município. A proposta agora segue para sanção do prefeito Weverson Meireles (PDT). Caso aprovada, será incorporada ao rol oficial de honrarias da cidade.
O presidente da Câmara, vereador Saulinho (PDT), afirmou que a comenda vai além de uma simples homenagem:
“Mais do que uma homenagem, esta Comenda representa um compromisso com os valores que o Pastor Gedelti viveu e pregou: fé, serviço, amor ao próximo e dedicação incansável à comunidade. Que esta honraria inspire gerações a seguir o mesmo caminho de integridade e espiritualidade
Saulinho
Presidente da Câmara da Serra
Câmara de Vitória também institui comenda em nome do pastor
Na última quarta-feira (09), dias após a aprovação na Serra, a Câmara Municipal de Vitória (CMV) aprovou o Decreto Legislativo nº 11/2025, criando também a Comenda Pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros. O projeto foi assinado pelos vereadores Davi Esmael (Republicanos) e o presidente da Câmara, Anderson Goggi (PP), e aprovado por unanimidade.

A comenda terá caráter anual e visa homenagear personalidades que promovem os valores cristãos e contribuem espiritualmente e socialmente com o Estado. A proposta reflete o alcance estadual do legado deixado pelo pastor.
O Serra Noticiário continua acompanhando os principais acontecimentos do ES e trará novas informações assim que possível.
