Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Pesquisa apontam crescimento de 12,3% no consumo entre as classes C e D no Espírito Santo

Pesquisa da Superdigital, fintech do Grupo Santander, aponta que apenas três estados obtiveram o crescimento no mês de outubro

O consumo das classes C e D no Espírito Santo em outubro em relação ao mês anterior apresentou um crescimento de 12,3%. O desempenho foi inferior – entre os 13 estados pesquisados – apenas ao Pará (33%) e São Paulo (12,5%). A média do País nesse período fechou em 6%.

Os dados são da Pesquisa de Hábitos de Consumo da Superdigital, fintech do Grupo Santander focada em empoderamento econômico, e é realizada mensalmente para traçar o perfil do consumidor dessa parcela da população brasileira.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

No Espírito Santo, o destaque foi o setor de Automóveis e Veículos, com expressiva alta de 193%, seguido por Companhias Aéreas (84%), Lojas de Roupas (37%), Hotéis e Motéis (33%), Prestadores de Serviços (26%), Restaurante (14%), Supermercado (13%) e Drogaria e Farmácia (10%). Os setores que apresentaram queda no período foram Rede Online (-14%), Transporte (-14%) e Combustível (-11%).

Média do País

Na pesquisa, o aumento no País no período foi puxado pela região Norte com um acréscimo de 8,5% no consumo. Outra região que registrou crescimento foi o Sudeste, com um aumento de 3,5%. Em contrapartida, apresentaram queda o Centro-Oeste (-5%), Nordeste (-3,1%) e Sul (-0,03%).

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Os setores no País que se destacaram com as altas mais significativas foram Diversão e Entretenimento (9%), Supermercados (8%), Lojas de Artigos Diversos (7%), Prestadores de Serviços (4%), Combustíveis (4%), Restaurantes (3%), Hotéis e Motéis (3%), Transportes (3%) e Drogaria e Farmácia (3%). Já os setores que mais tiveram quedas no consumo foram de Rede Online (-11%) e Companhias Aéreas (-6%).

Em relação ao ticket médio, em outubro houve aumento nos setores de Diversão e Entretenimento (7%), Restaurante (5%), Supermercado (3%) e Prestadores de Serviços (2%). Contudo, caiu a média de gasto com Serviços (-7%), Companhias Aéreas (-5%), Telecomunicações (-2%) e Automóveis e Veículos (-2%).

O levantamento mostrou também que o principal gasto no orçamento continua sendo com Supermercado (40,2%), seguido de Restaurante (12,6%) e Lojas de Artigos Diversos (9,8%). Outro dado da pesquisa mostrou que 88% dos gastos totais em outubro foram feitos presencialmente, mantendo o indicador de setembro. 

De acordo com Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil, os números mostram que, como esperado, o último trimestre do ano deve ser de um relevante aquecimento no comércio de varejo.

“Devemos continuar observando esse ritmo em novembro, com Black Friday e Copa do Mundo de Futebol, e em dezembro por conta das festas de final de ano. Esses meses são tradicionalmente de consumo maior, até mesmo pelo suporte do 13° salário. Outubro antecipou um pouco esse movimento, mas vemos claramente uma tendência de crescimento de consumo que deve permanecer nos próximos meses”.

Luciana Godoy
CEO da Superdigital Brasil

Sobre a Superdigital

A Superdigital é uma conta digital comprometida com o empoderamento econômico da população desbancarizada e semibancarizada da América Latina. No centro de sua estratégia estão o uso da tecnologia e a geração de economia e renda para esse público. Hoje, a marca está presente no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai e prepara sua expansão na Colômbia, Peru e México. Sua plataforma multipaíses, multilíngue e multimoedas – desenvolvida com código próprio e tecnologia nativa da nuvem – tem orientação mobile first e API first. No atendimento a pessoas físicas, a Superdigital oferece ferramentas simples e de uso intuitivo, com acesso a conta e cartão em poucos minutos, por meio de um processo de adesão 100% digital. E no segmento de banking as a service, a fintech atende empresas que precisam de soluções de pagamentos para a remuneração de funcionários e/ou oferta de benefícios, trazendo ganhos de eficiência para suas operações. A empresa faz parte da PagoNxt, plataforma global que reúne, de forma inovadora, todas as soluções de pagamento do Grupo Santander.

Foto: Luciana Godoy, CEO da Superdigital Brasil

Para acessar os dados completos da pesquisa, acesso o link: Superdigital/pdf

+NEWS

#DESTAQUE

Esse fator é um grande diferencial dentro de uma disputa eleitoral, pois facilita o ganho de mais apoio para o candidato com menor rejeição

#OPORTUNIDADES

Confira como participar do processo seletivo, de forma totalmente online. Os escolhidos trabalharão em pesquisas climáticas do IJSN

#OPORTUNIDADES

Os alunos capixabas podem concorrer as bolsas para pagar mensalidades ou até pagar dívidas com as faculdades

#DROP NEWS

O Microempreendedor capixaba poderá se formalizar em 10 minutos usando a plataforma MaisMEI gratuita do Santander

#DROP NEWS

Os serranos entrevistados avaliaram a administração municipal, incluindo a prefeitura e a câmara, assim como temas como educação, saúde e segurança

#DROP NEWS

A pesquisa de rejeição é um termômetro importante para entender o limite de cada candidato, além de oferecer um panorama político atual

#DROP NEWS

Veja como a pesquisa projeta os cenários de segundo turno entre os principais pré-candidatos à prefeitura da Serra

#OPORTUNIDADES

Os cursos são uma parceria entre o Santander e a London School of Economics, mas corra as inscrições são por tempo limitado!


Não copie, compartilhe o link