Nesta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor (DECON), realizou uma importante operação. O objetivo foi desmantelar um suposto esquema de cartel que envolvia a combinação de preços de botijões de gás de cozinha, atuante em várias empresas no município da Serra.
Conforme informações do delegado titular da Delegacia Especializada de Defesa do Consumidor, Eduardo Passamani, a operação teve início após a denúncia de um revendedor sobre preços iguais praticados em vários estabelecimentos do bairro de Feu Rosa.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Como funcionava o esquema
De acordo com o revendedor, ele teria condições de praticar preços mais baixos, mas a regra do cartel eliminava concorrentes. Ele teria sido ameaçado e teve que manter os preços combinados pela organização.
Ainda conforme o revendedor local, ele conseguiria oferecer os botijões a R$ 85, mas era obrigado pelo acordo entre as empresas que impunha um preço de venda de R$ 105.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Assim, investigações apontaram que os preços eram acordados através de um grupo nas redes sociais, e a operação resultou na apreensão de vários celulares que serão periciados para confirmar as práticas ilegais.
Durante a operação foram interditadas algumas revendas que funcionavam sem autorização e que representavam riscos significativos para a comunidade local. Estas revendas não passaram pela devida vistoria dos bombeiros e armazenavam botijões de gás em locais inadequados, como lojas e residências, colocando em perigo a vida dos moradores.
Clientes que tiverem mais informações sobre o cartel são incentivados a colaborar com as investigações. Denúncias podem ser feitas anonimamente à Polícia Civil.
Sabe de algo?
A Polícia ainda destaca que a população tem um papel importante investigações e pode contribuir com informações de forma anônima através do Disque-Denúncia 181. Assim como também possui um site onde é possível anexar imagens e vídeos de ações criminosas, pelo link a seguir: disquedenuncia181.es.gov.br
O anonimato é garantido e todas as informações fornecidas são investigadas
Vídeo YouTube SN:
Operação Judas: Polícia Civil prende na Serra homicida foragido de Aracruz