A redução foi de 90% nos casos de dengue e 70% de chikungunya e zika
Enquanto o Governo do Estado faz um alerta sobre o crescimento no número de casos de dengue, chikungunya e zika, a Serra segue com redução no número de casos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Segundo um levantamento feito pela Vigilância Ambiental em Saúde, houve redução de casos. Isso mesmo, e os números de notificações são capazes de provar! De janeiro a outubro deste ano foram registrados 809 casos de dengue, contra 4.501, em 2020. Uma redução de mais de 90% nos números de casos.
As estatísticas de casos de chikungunya também apontam para redução, uma vez que o município caiu de 1.093 para 322.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Os dados, comparativos de janeiro a outubro de 2020 e 2021, respectivamente, expressam uma queda de 70%. A mesma redução ocorreu, inclusive, nos casos de zika, que passou de 79 para 27 casos de 2020 para 2021.
Os bons resultados em combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da dengue, chikungunya e zika, é realizado pelas equipes de endemias da Vigilância Ambiental em Saúde.
De segunda a sexta, os agentes fazem visitas domiciliares, além de bloqueio de UBV leve (eliminação em massa de criadouros do mosquito da dengue), visitação de pontos como cemitério, ferro-velho, borracharia, casa de acumuladores de lixo, sem contar com o fumacê. Semanalmente, de segunda a sexta, as equipes percorrem as comunidades da Serra.
Moradores também podem entrar nesse combate, não deixando áreas com sujeira, água acumulada, entre outras ações. Caso precise falar com a equipe, seja para denunciar possíveis focos ou para solicitar o serviço, é só ligar para o Disque-Dengue, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, pelo 3228-5394