Prefeitura da Serra divulga cronograma do carro fumacê

As equipes da Vigilância Ambiental em Saúde vão percorrer 19 comunidades nesta semana, Confira!

Texto: Deborah Hemerly – Foto: Jansen Lube/Acervo-PMS

Na Serra, o controle do mosquito Aedes aegypti, que é transmissor da dengue, zika e chikungunya, é feito pelas equipes da Vigilância Ambiental em Saúde, vinculada à Secretaria da Saúde. Essa turma chega firme, grandão, com uma série de ações que têm feito nossos índices de notificações da dengue caírem, saindo de 1.876, em 2020, para 331, em 2021. Isso de janeiro a julho.

Entre os trabalhos realizados estão visita em domicílio e ida aos ferros-velhos, acumuladores de lixo, borracharia, cemitérios. A vigilância também tem sua equipe de bloqueio, que faz o tratamento de ubv leve em becos, vielas, escadarias.

Isso sem contar com o carro fumacê, que cumpre um itinerário de segunda a sexta, exceto em dias de feriado. Opa! Já que o assunto é fumacê, vamos ao itinerário de segunda 13 a sexta 17?

As equipes vão passar por 19 comunidades, entre elas: Eldorado, Cidade Pomar, Civit I, Pitanga, Maringá, Barro Branco, Mata da Serra, Parque Residencial Mestre Álvaro, Nova Carapina I, Nova Carapina II, Belvedere, Divinópolis, Santiago da Serra, Cidade Nova da Serra, Continental, São Domingos, Jardim Primavera, Jardim Guanabara e Residencial Centro da Serra.

Apesar dos trabalhos desenvolvidos pelas equipes, é sempre bom reforçar que a população também pode contribuir nesse combate: não deixando água parada, caixa d’água sempre limpa e coberta, nada de entulhos.

Disque-Dengue: 3228- 5394. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.