Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Procuradoria da Assembleia Legislativa do ES garante eleição sem retorno do voto secreto

Grupo de deputados liderados pelos Vandinho Leite, cogitava possibilidade da volta do voto secreto da “Era Gratz”

Foto: reprodução ALES

O Procurador-Geral emitiu parecer acabando com qualquer possibilidade de que haja votação secreta, devendo prevalecer a transparência na escolha da nova mesa diretora que vai comandar o Poder Legislativo Capixaba.

Com a proximidade da posse dos novos deputados estaduais e consequente eleição da Mesa Diretora, um grupo de deputados, que tem como candidato a presidência o deputado Vandinho Leite cogitou na semana passada, ingressar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal para que eleição, que acontece na quarta-feira, dia 1º, seja feita pelo voto sigiloso. Diante dessa hipótese, mesmo que remota, a Procuradoria Geral da Assembleia Legislativa já tratou de se manifestar e foi categórica ao dizer que não há chance de se utilizar do voto secreto neste processo.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

De acordo com o Regimento Interno da Assembleia, no artigo 9º, diz que “a eleição da Mesa, bem como o preenchimento de qualquer vaga nela ocorrida, será feita por maioria absoluta de votos em primeiro escrutínio e, maioria simples, em segundo escrutínio, com a tomada nominal de votos em aberto, observando-se, para efeito de votação, a ordem alfabética dos nomes dos Deputados.

“Diante do que prevê o regramento interno da Casa, a Procuradoria entende que não suscita qualquer dúvida interpretativa, nem tão pouco encontra-se em contradição com qualquer outra regra”

Procuradoria da Assembleia Legislativa do ES

Assim, é notório que o Parlamento capixaba, ao instituir normas para regular o procedimento interno para eleição da Mesa Diretora, “fez uma opção legislativa inequívoca e incontestável pelo escrutínio aberto, o que implica em dizer que interditou a possibilidade jurídica de admissão do voto encoberto, e invisível à opinião pública”, complementa o Procurador da Casa, lembrando que o Supremo Tribunal Federal (STF) já se manifestou em situações semelhantes e não deixa dúvidas quando diz que quando não há obrigatoriedade de voto secreto, “há de prevalecer o princípio democrático que reclama a votação ostensiva e aberta.”

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Já no fim da Era Gratz, a Assembleia iniciou o processo de extinção do voto secreto para a escolha de Mesa Diretora, o que culminou com o Regimento Interno vigente há mais de 20 anos e, portanto, “não se faça em sigilo pelo escrutínio secreto e, sim sob o signo da transparência, assegurando-se a toda sociedade ampla fiscalização social tão salutar a prática republicana nas democracias”, conforme finalizou o parecer da Procuradoria Geral da Assembleia.

Na próxima quarta-feira (1), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) vai realizar, às 10 horas, a cerimônia de posse dos 30 novos deputados estaduais eleitos para o novo mandato a partir deste ano.

Após essa solenidade, a nova composição da Casa fará a eleição da Mesa Diretora, a organização dos blocos parlamentares e escolha dos membros que farão parte das comissões temáticas.

A princípio duas chapas estão concorrendo à presidência da ALES. A que é encabeçada pelo deputado Marcelo Santos, que tem o apoio do governador Renato Casagrande, e a que é formada pelo deputado Vandinho Leite.

A eleição acontece às 15hs, em sessão preparatória no Plenário Dirceu Cardoso. Os interessados vão poder acompanhar a votação das galerias do plenário. A sessão também é transmitida ao vivo no canal da Assembleia Legislativa no Youtube.

Leia também: ALES of CARDS: bastidores revelam algumas das tretas de Vandinho pelo poder na Assembleia

+NEWS

#TRETA NEWS

Os políticos quase entraram em confronto físico, mas foram contidos pelas pessoas presentes na solenidade

#DROP NEWS

A ALES e o SEBRAE iniciam uma parceria para estreitar laços e oferecer um melhor atendimento ao setor de micro e pequenas empresas

#DROP NEWS

O presidente da ALES, deputado Marcelo Santos, promulgou duas leis que terão impacto direto na vida das vítimas das chuvas no sul do ES

#DROP NEWS

A ALES continua em contato direto com os prefeitos das cidades afetadas para buscar formas de acelerar a reconstrução desses municípios

#DROP NEWS

A deputada Camila Valadão irá comandar a audiência pública na ALES para celebrar Dia Nacional de Luta Pela Educação Inclusiva

#DROP NEWS

Com o App InterAles, o cidadão terá como acompanhar todos os detalhes do trabalho diário dos deputados na Assembleia Legislativa do ES

#BRONCA NEWS

A orientação oficial é aguardar a municipalização da via; segundo o presidente do bairro, mais vidas podem estar em perigo até lá

#DROP NEWS

A reabilitação política do ex-prefeito de Fundão no cenário político da cidade tem esquentado o jogo eleitoral


Não copie, compartilhe o link