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Prontos Socorros particular e público entram na mira de reclamações dos pacientes na Serra

Independente do serviço ser prestado por sistema particular ou público, os usuários denunciam demora e sofrimento para conseguirem atendimento

Nesta manhã de domingo (25), um homem denunciou à reportagem que sua filha, de apenas 3 anos, pode ter sido vítima de negligência durante tentativa de atendimento na recepção do Hospital Meridional em Laranjeiras, (antigo metropolitano). Por outro lado paciente, denuncia demora de quase 7 horas por atendimento na UPA de Castelândia na noite do último sábado. Confira o vídeo abaixo demonstrando ambos casos:

Vídeo publicado no Instagram Serra Noticiário:

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Pai acusa Hospital particular por negligência

Segundo o pai Otávio Marcone, buscaram atendimento às 6h30 da manhã, no setor de emergência do Hospital Meridional, na Serra, mesmo com a recepção vazia, a filha de 3 anos não foi atendida.

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“Ela (filha) estava, naquele momento sem febre, pois tínhamos dado remédio, afinal, ela teve febre a noite toda, ela vomitava desde a hora que acordou, e tinha acabado de vomitar na porta do hospital.”

Otávio Marcone

Ainda de acordo com o pai, a urgência foi negada justamente pela ausência de febre, mesmo diante dos outros sintomas. Diante da possível negligência, os pais da criança, seguiram para um hospital na capital Vitória.

“No CIAs da Unimed em Vitória, chegamos e fomos atendidos rápido. Com classificação de urgência na criança.”

Pai 

A reportagem procurou a assessoria do Hospital Meridional para comentar a reclamação, horas após a publicação foi enviado a nota com posição do hospital.

O Meridional Serra informou que o paciente chegou ao hospital por volta das 6h40, sendo prontamente atendido na recepção para abertura de ficha. A atendente perguntou os sintomas da criança e informou que, naquele momento, estava ocorrendo a troca de plantão, procedimento de rotina em qualquer unidade de saúde, mas que em seguida seria diretamente encaminhada ao médico e atendida. O pai optou por não aguardar a troca.

A unidade acrescenta que seu quadro de pediatras estava completo e sem atraso no atendimento no dia.

Mulher desmaia enquanto aguardava por atendimento na UPA de Castelândia

Na noite do último sábado (24), pacientes da UPA de Castelândia também reclamaram devido à demora no atendimento, mesmo com o local vazio. Segundo o relato, pacientes que chegaram às 18 horas, somente receberam atendimento após meia noite.

Ainda de acordo com os pacientes, o atendimento somente foi agilizado após chegada de equipe da Polícia Militar, gerência do local alegou que havia muitos pacientes sendo atendidos na emergência. 

A reportagem também procurou a assessoria da Prefeitura da Serra para comentar sobre a reclamação dos pacientes, a Secretaria de Saúde da Serra retornou o contato.

A Secretaria de Saúde da Serra informou que, no plantão noturno do sábado (24), na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) de Castelândia, foram atendidos 414 pacientes e, entre eles, 116 casos urgentes, classificados como vermelho, laranja e amarelo, de acordo com o critério de classificação estabelecido pelo Protocolo de Manchester. É importante ressaltar, também, que a escala médica estava completa. 

Quanto à denúncia de desmaio, não houve demanda para atendimento a paciente desmaiada. Além do fluxo intenso, sobretudo marcado pelo número de casos de emergências, a única confusão que aconteceu na UPA foi no momento em que uma paciente ficou mais exaltada, muito embora ela tenha sido atendida, assim como os demais pacientes que aguardavam.

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