Uma parte da categoria foi reaproveitada para trabalhar dentro da empresa, e outra foi dado a possibilidade de aderir ao PDV; confira
O Governo do ES decidiu que, a partir do dia 14 de fevereiro, aproximadamente 1.200 profissionais que atuavam como cobradores nos coletivos, voltarão a atuar. As atividades que serão realizadas é de fazer recarga do CartãoGV, via cartões de crédito e débito. Todavia, continuará suspenso o pagamento em dinheiro.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Vale lembrar que os cobradores voltarão a atuar em coletivos que não possuem ar-condicionado, de segunda a sexta-feira, pois são horários de pico, explicou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Destacou ainda Fábio que, “É um novo formato, utilizando a tecnologia. Eles vão atuar como mais uma opção de recarga para facilitar ainda mais o dia a dia dos passageiros, além de toda rede de parceiros, autoatendimento, lojas e aplicativos que também continuam fazendo a recarga”.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Os aplicativos que são utilizados para a recarga e que estão em mais de cem pontos, são: Recarga Pay, Banestes, Picpay e Kim, ou seja, há diversas formas para a realização da recarga, ficando a critério também, de realizar as recargas nas lojas do GVBus, ou em estabelecimentos parceiros, sendo como farmácias, lojas e diversos outros tipos de serviços; esses pontos são estratégicos justamente para facilitar a mobilidade e o acesso de quem tem que utilizar o serviço de transporte Transcol.
Requalificação
No período em que houve o afastamento, os cobradores recebiam os salários e benefícios. Uma parte da categoria foi aproveitada em outras funções dentro da própria empresa, e outra parte optou por aderir ao Plano de Demissão Voluntária (PDV).
Portanto, mais da metade daqueles que estavam atuando como cobradores, optou por trabalhar em outra função dentro da empresa ou escolheu o PDV. Além dessa possibilidade, houve também a opção de participarem do Programa CNH Requalifica, no qual foi lançado em 2021, pelo Governo do Estado, por meio da Semobi e do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran | ES).
Essa iniciativa permitiu dar a possibilidade aos cobradores de obterem a habilitação (Categoria A, B ou AB) dessa forma, podem aproveitar novas oportunidades de requalificação dentro ou fora do Sistema. É previsto o total de 1.500 CNHs contempladas a partir desse plano até o fim de 2022.