Havia uma expectativa desde o início do ano passado em relação à construção de um novo Terminal Carapina, com estimativa inicial no valor de R$ 100 milhões. Entretanto, o projeto foi descontinuado, conforme revelou a Secretaria de Estado de Mobilidade e Infraestrutura Urbana (SEMOBI) nesta última quinta-feira (10).
O Terminal de Carapina é o mais antigo terminal urbano de integração de passageiros do estado do Espírito Santo. Construído em 1989, marcou o início da efetiva implantação do Sistema Transcol, com a tarifa única integrada.
Em julho de 2023, foi divulgado a intenção de construir um novo Terminal de Carapina, que já tinha espaço definido, um terreno de 26 mil metros quadrados, às margens da BR-101, em frente à UPA de Carapina e próximo ao viaduto do trilho do trem da Vale.
No entanto, um ano depois, a SEMOBI informou à reportagem do Serra Noticiário que a desapropriação dos terrenos destinados ao novo terminal não avançou devido aos elevados custos orçamentários previstos e ao tempo judicial envolvido no processo.
Apesar da desistência de criar um novo terminal, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura Urbana disse que está priorizando outros projetos de mobilidade na Grande Vitória. Entre essas iniciativas, está a reforma e ampliação do atual Terminal de Carapina. Segundo a SEMOBI, a secretaria já está trabalhando nesse novo projeto, mas ainda não há previsão de prazo e orçamento para as obras.
Seguimos acompanhando as notícias sobre o andamento deste projeto de reforma e ampliação do Terminal de Carapina que promete melhorar a infraestrutura e a qualidade do serviço oferecido aos passageiros.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!