O Governo do Espírito Santo, por meio do DETRAN-ES, anunciou na última terça-feira (10) a abertura de inscrições para a segunda fase do programa CNH Social de 2024. De acordo com o governo, foram abertas 3.500 vagas para obtenção gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com o objetivo de ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho para os cidadãos do estado.
Os interessados em concorrer a uma das vagas podem se inscrever até as 23h59 do dia 29 de setembro de 2024, exclusivamente pelo site do DETRAN-ES. O prazo de inscrição foi estendido para 20 dias, garantindo que mais pessoas possam conhecer o programa e participar.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
As vagas estão disponíveis para a primeira habilitação nas categorias A (moto) ou B (carro), adição de categoria A ou B, e mudança de categoria para D (veículos como vans e ônibus) ou E (caminhões e carretas). O objetivo principal do programa é contribuir para a formação profissional dos condutores e aumentar suas chances de empregabilidade.
Programa gera oportunidades para mais de 60 mil pessoas
Desde o lançamento do CNH Social, o programa já beneficiou mais de 57 mil capixabas, e, em 2024, esse número ultrapassará a marca de 60 mil habilitados. Segundo o governador Renato Casagrande, embora a CNH por si só não garanta um emprego, ela abre portas para novas oportunidades, especialmente para quem deseja migrar para as categorias profissionais, como a D.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Resultados e vagas reservadas
A lista com os candidatos selecionados será divulgada no dia 14 de outubro de 2024, ao meio-dia, no site do DETRAN-ES. O programa também reserva 5% das vagas para Pessoas com Deficiência (PCD) e 13% para egressos do sistema prisional, fruto de uma cooperação entre o DETRAN-ES e a Secretaria de Justiça (SEJUS). Se essas vagas não forem preenchidas, elas serão revertidas para ampla concorrência.
Impacto positivo
Na primeira fase do programa em 2024, houve uma redução significativa no número de desistências em comparação com edições anteriores. O diretor do DETRAN-ES, Givaldo Vieira, destacou que o público beneficiado, especialmente os egressos do sistema prisional, demonstrou maior comprometimento, resultando em menos vagas sendo preenchidas por suplentes.
Suplentes
Caso os candidatos selecionados na primeira chamada não completem o processo de matrícula, o DETRAN-ES divulgará uma lista única de suplentes no dia 16 de dezembro de 2024. Esses candidatos terão a oportunidade de ocupar as vagas remanescentes.
Processo de inscrição
Para se inscrever, é necessário acessar o site do DETRAN-ES, através deste link: (CNH Social) e fornecer as informações solicitadas. O candidato deve garantir que seus dados estejam atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. As vagas são distribuídas da seguinte forma: 40% para primeira habilitação, 20% para adição de categoria e 40% para mudança de categoria.
Capacitação gratuita e benefícios
Os candidatos selecionados realizarão todo o processo de habilitação gratuitamente, incluindo exames médicos e psicológicos, aulas teóricas e práticas, além de cursos especializados para quem deseja se profissionalizar na área de transporte.
Cronograma da 2ª fase do CNH Social 2024
Informações | Prazos |
---|---|
Inscrições | De 10 de setembro a 29 de setembro de 2024 |
Resultado dos selecionados | 14 de outubro de 2024, às 12h |
Matrícula dos selecionados | De 14 de outubro a 28 de outubro de 2024 |
Lista de suplentes | 16 de dezembro de 2024, às 12h |
Matrícula dos suplentes | De 16 de dezembro a 30 de dezembro de 2024 |