A Prefeitura da Serra lançou uma nova funcionalidade que permite o agendamento de visitas guiadas a pontos turísticos e culturais do município por meio da plataforma digital Colab. O serviço visa ampliar o acesso da população ao patrimônio histórico local. As marcações podem ser feitas pelo site serra.colab.re ou pelo aplicativo Colab, disponível para Android e iOS. Basta realizar um cadastro gratuito para utilizar o recurso.
Visitas com guias profissionais na Serra
As visitas ocorrem com o apoio de profissionais capacitados e incluem explicações sobre história, curiosidades e importância cultural dos locais. Sendo assim, o serviço está disponível para grupos escolares, instituições e também para o público geral. Vale lembrar que, cada grupo pode ter até 40 pessoas.
Pontos turísticos disponíveis para visitação na Serra
Dessa forma, entre os espaços disponíveis estão:
- Sítio Histórico São João de Carapina, com a Igreja de São João Batista (séc. XVII), cemitério e áreas verdes preservadas. É um dos conjuntos coloniais mais antigos do Espírito Santo.
- Ruínas da Igreja de São José do Queimado, marco da revolta de escravizados em 1849 e ligado à história de João da Silva Monteiro.
- Museu Histórico da Serra (Casarão da Família Castelo), construído em 1862. Abriga móveis originais, obras de arte, documentos históricos e o acervo arqueológico do município.
Espaços públicos também disponíveis para agendamento
Assim, além das visitas históricas, a plataforma Colab permite o agendamento de espaços públicos para eventos. Entre as opções estão:
- Teatro da Estação Cidadania, com capacidade para 120 pessoas e equipado com iluminação, som e ar-condicionado.
- Auditório da Biblioteca de Valparaíso, com estrutura para até 80 pessoas, projetor, internet e sistema de som.
- Quadras do Parque da Cidade (Laranjeiras), com opções para futsal, vôlei e basquete, além de vestiários e área de lazer.
App Colab reúne diversos serviços digitais da Prefeitura
Por fim, o uso da plataforma Colab vai além do agendamento de visitas. Ela reúne cerca de 70 serviços públicos acessíveis online, como solicitação de reparos em vias públicas, denúncias de focos de dengue, participação em consultas públicas e acompanhamento de solicitações em tempo real.
O Serra Noticiário continua acompanhando os principais acontecimentos da Serra e trará novas informações assim que possível.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!