Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#COLUNISTAS

Uma reflexão sobre os casos de violência nas escolas

As flores não vencem os canhões

Alunos da Escola Cívico-Militar de Cariacica
Alunos da Escola Cívico-Militar de Cariacica Foto: Claudio Postay

O aumento de casos de violência no ambiente escolar no Brasil é grave e exige coragem de quem tem responsabilidade direta ou indireta no encaminhamento de soluções. 

De saída, cumpre observar que as escolas brasileiras, com honrosas e respeitáveis exceções, tornaram-se lugar de doutrinação ideológica, em que o “pensamento livre” não é tão livre a ponto de alcançar obviedades cristalinas.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Eis o exemplo: no Brasil existem 128 Escolas cívico-militares, espalhadas em vários estados da federação. Dos inúmeros ataques cometidos contra escolas do Brasil, nenhum deles foi em escola cívico-militar. Vários fatores explicam isso. Essas instituições ensinam valores como disciplina, respeito, patriotismo, etc. Além disso, miram sempre a excelência do ensino. 

Mas o fator que justifica a ausência de atentados contra escolas cívico-militares é outro: lá existem homens (policiais) armados, treinados e prontos para fazer cessar qualquer ação criminosa que algum bandido ouse perpetrar contra aquelas unidades de ensino. 

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Não há nem mesmo registro de que algum criminoso tenha sequer cogitado cometer atentado contra uma escola cívico-militar no Brasil. Sabe por quê? Porque o criminoso, mesmo aquele “costumeiramente chamado de louco”, é movido por algum grau de racionalidade. 

Assim, ele não ataca Bases Militares, Morros dominados por organizações criminosas como o Comando Vermelho. Ou seja, o delinquente sabe que nesses lugares há pessoas armadas, com coragem para defender o território, as pessoas e os materiais que lá se encontram. Nesse sentido, ele também não ataca escolas cívico-militares. 

Isso significa dizer que é urgente defender que as escolas brasileiras tenham profissionais treinados e armados. Não se trata de defender militarização das escolas. O sistema de ensino que comporta escola cívico-militar, com homens armados, deve permitir escolas civis com homens armados na segurança das vidas e do patrocínio que nelas se encontram.

Recentemente, numa reunião pública no Bairro Feu Rosa, cobrei do prefeito da Serra a criação de uma escola cívico-militar na cidade. É uma reivindicação antiga de vários pais, policiais e alguns professores. Infelizmente, o prefeito não comentou o assunto.

Percebe-se que grande parte dos professores e políticos brasileiros, e na Serra não é diferente, ainda acreditam nos apaixonados versos de Geraldo Vandré que, na década de 60, cantou:

“( …) Ainda fazem da flor

Seu mais forte refrão

E acreditam nas flores

Vencendo o canhão (…)”

Suponho que acreditar que as flores vencem os canhões é tão ingênuo quanto acreditar que algum governo vá colocar picanha na sua mesa.

Amigos! As flores não vencem os canhões. E o próprio Geraldo Vandré quando se convenceu disso foi desprezado pela esquerda. Mas o homem armado é capaz de parar um criminoso armado. E isso não é eufemismo. É empiricamente comprovado.

** Este texto não reflete, obrigatoriamente, a opinião do Serra Noticiário


Sargento Maurício – Colunista Serra Noticiário – Formado em jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), 1° Sargento da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), cursou Ciências Sociais e Letras Português, professor, blogueiro e analista político.

+NEWS

#BRONCA NEWS

Segundo o filho da paciente, os militares que atenderam a ocorrência confirmaram que apenas dois médicos estavam disponíveis para atendimento

#DROP NEWS

De acordo com a prefeitura, com o programa Minha Praça É Massa, mais de 70 espaços foram construídos ou reformados na cidade

#BRONCA NEWS

Segundo a Prefeitura da Serra, o trecho afetado na Rodovia Norte Sul foi temporariamente interditado para limpeza

#DROP NEWS

A empresa responsável pela obra da escola, que se estende há 12 anos, estaria considerando mais um adiamento da entrega para o ano de...

#OPORTUNIDADES

Confira quais são as oportunidades disponíveis, além das datas das provas e formas de inscrição para participar do concurso

#DROP NEWS

Confira a lista completa dos medicamentos disponíveis na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra-sede

#OPORTUNIDADES

Os cursos fazem parte do Programa Qualis Serra, uma iniciativa que visa ampliar oportunidades de emprego e renda para os moradores do município

#DESTAQUE

Durante a cerimônia de lançamento do programa, a Prefeitura da Serra entregou kits para os atletas beneficiados


Não copie, compartilhe o link