Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Vídeo: Agente registra BO denunciando perseguição e uso político na Guarda da Serra pelo comando

Nas imagens, o segundo na linha de comando da Guarda da Serra é visto repreendendo seus subordinados pela ausência em repelir uma suposta opositora do atual prefeito

Vídeo: Agente registra BO denunciando uso político da Guarda da Serra pelo comando

A reportagem do Serra Noticiário teve acesso a um vídeo e a um boletim de ocorrência datado de 14 de julho deste ano, que denuncia suposto uso político e perseguição entre integrantes da Guarda da Serra. O incidente ocorreu em 7 de julho, durante a inauguração do novo prédio administrativo da prefeitura em Serra-Sede.

Recentemente, o Serra Noticiário tem estado na vanguarda das denúncias de irregularidades cometidas por membros da liderança da Guarda Civil Municipal da Serra. Entre as acusações de perseguições internas, há queixas de suposto uso político da corporação em favor do atual prefeito, Sérgio Vidigal (PDT), por meio da comandante Laís Araújo.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Nos dois vídeos, que juntos têm quase um minuto de duração e foram enviados junto ao boletim de ocorrência, o segundo na linha de comando da Guarda da Serra é visto repreendendo seus subordinados por não deterem uma suposta opositora do atual prefeito, Sérgio Vidigal, que seria uma apoiadora do ex-prefeito Audifax Barcelos (sem partido).

Vídeo Youtube SN:

Relato do agente no boletim de ocorrência

Durante a entrega do novo prédio administrativo da Prefeitura em Serra Sede, no dia 7 de junho de 2023, os agentes da guarnição GM 45 precisaram usar o banheiro. Dessa forma, teriam comunicado à Central da Guarda Municipal via WhatsApp funcional e se deslocaram para o banheiro mais próximo, já que o prédio público estava fechado e o comércio local já havia encerrado o expediente. Ao retornar, foram questionados pelo Chefe de Divisão Comunitária, Adevaldo de Barros, que afirmou que eles não tinham autorização para sair do local.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

O agente Jaime respondeu via rádio comunicador que havia comunicado à Central e que ir ao banheiro é uma questão de dignidade humana. Adevaldo de Barros insistiu em sua posição e mencionou que uma mulher de oposição política estava causando problemas no local, mas não apresentou nenhum registro disso. O episódio foi acompanhado por outros agentes e registrado em vídeo.

Jaime solicitou a extração dos áudios à Corregedoria da Guarda da Serra, mas teve seu pedido negado inicialmente. Fez novas tentativas pessoalmente e formalizou um pedido de apuração, ressaltando que buscará medidas judiciais se necessário.

Desde então, Jaime tem sido tratado de forma diferente pelos colegas e sofreu perseguições internas, incluindo a desconvocação para uma escala especial, alegando condições de saúde inadequadas com base em um atestado médico de apenas um dia, que foi validado pela perícia médica.

Jaime destaca que, se os áudios são armazenados por apenas 30 dias, o prazo já expirou, embora sua solicitação tenha sido feita dentro desse período. Ele também relata que após seus pedidos para extração dos áudios, passou a ser tratado de forma diferente e sofreu perseguições internas.

Todos os acontecimentos citados acima foram adicionados em um boletim de ocorrência na própria Guarda Civil Municipal da Serra, no dia 14 de julho, para apurar “supostas condutas e perpetração de constrangimento ilegal, perseguição, uso de cargo público para fins políticos, improbidade administrativa, prevaricação e condescendência criminosa“, como afirma o próprio documento, compartilhado com a reportagem do SN pelo agente Jaime.

Devido aos problemas que teve em conseguir as provas e os áudios na corregedoria, conforme apurou a reportagem, o agente Jaime relatou a reportagem que decidiu também apelar ao Ministério Público, editando a minuta para solicitar o afastamento de Adevaldo do cargo com base na lei de improbidade administrativa.

O que diz o outro lado?

Prezando pela qualidade jornalística, entramos em contato com a Prefeitura da Serra, com a comandante Laís Araújo, com o Sindicato dos Agentes (SIGMATES) e com o próprio Adevaldo de Barros.

Todos foram procurados para comentar sobre o caso, mas até o momento da publicação, não houve retorno. A reportagem do Serra Noticiário, no entanto, seguirá aguardando esclarecimentos e atualizará a matéria caso novas informações sejam obtidas.

Atualização SIGMATES:

Nesta atualização, o Sindicato dos Servidores das Guardas Civis Municipais e dos Agentes Municipais de Trânsito do Estado do Espírito Santo (SIGMATES) retornou o contato da reportagem por meio de uma nota. Segue na íntegra.

“Em resposta ao e-mail anterior, sobre um BO registrado pelo agente Jaime da Guarda Municipal da Serra contra o Chefe de Divisão Comunitária, Adevaldo de Barros, até a presente data o Sindicato não foi demandado a adotar qualquer procedimento relativo aos servidores mencionados neste e-mail.”

Comunicação SIGMATES

+NEWS

#DROP NEWS

Não perca a chance de participar da maior cerimônia de casamento da cidade! Mas corra, as inscrições estarão abertas por tempo limitado

#DROP NEWS

A prorrogação será para pagamentos da 1ª parcela e cota única; confira como fica o calendário com a extensão dos prazos

#BRONCA NEWS

A Prefeitura da Serra se pronunciou sobre o caso e deu explicações sobre esses semáforos à reportagem do Bronca News

#BRONCA NEWS

Segundo o filho da paciente, os militares que atenderam a ocorrência confirmaram que apenas dois médicos estavam disponíveis para atendimento

#DROP NEWS

De acordo com a prefeitura, com o programa Minha Praça É Massa, mais de 70 espaços foram construídos ou reformados na cidade

#BRONCA NEWS

Segundo a Prefeitura da Serra, o trecho afetado na Rodovia Norte Sul foi temporariamente interditado para limpeza

#OPORTUNIDADES

Confira quais são as oportunidades disponíveis, além das datas das provas e formas de inscrição para participar do concurso

#DROP NEWS

Confira a lista completa dos medicamentos disponíveis na farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Serra-sede


Não copie, compartilhe o link