Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#TRETA NEWS

Vídeo: Agentes da Guarda da Serra são flagrados agredindo jovens próximo ao Terminal de Jacaraípe

A reportagem entrevistou um dos abordados, que relatou que, além das agressões, também foram duramente ameaçados

Vídeo: Agentes da Guarda da Serra são flagrados agredindo jovens próximo ao Terminal de Jacaraípe

Na semana passada, o Serra Noticiário obteve acesso a um vídeo que vem circulando nas redes sociais que mostra cenas flagrantes de truculência praticadas por agentes da ROMU da Guarda Civil Municipal da Serra (GCMS). A equipe de reportagem conseguiu contato com um dos jovens que foi abordado na cena registrada nas proximidades do Terminal de Jacaraípe, no município de Serra.

Um dos jovens abordados, que optou por não se identificar por temer represálias, relatou que as agressões ocorreram na última quinta-feira (07), na avenida Talma Rodrigues Ribeiro, próxima ao Terminal de Jacaraípe. Ele nos informou que fazem parte de um grupo de amigos evangélicos e que todos estão bastante assustados, não apenas pelas agressões sofridas, mas também pelas ameaças que receberam.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

Um vídeo, gravado por uma pessoa que estava no ponto de ônibus, captura o momento da abordagem que, subitamente, um agente empurra um cidadão pelas costas, enquanto outro aplica um tapa no rosto de um adolescente de 17 anos.

No entanto, a vítima que conversou com a reportagem destacou que o vídeo registra apenas a última agressão, indicando que várias outras ocorreram antes da filmagem. De acordo com o relato, a violência das agressões foi tamanha que o adolescente acabou urinando nas roupas após as agressões.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Confira o relato do jovem entrevistado

Enquanto eu e três amigos pedalávamos pela ciclovia em direção ao terminal, nos deparamos com cerca de seis agentes da guarda em treinamento, acompanhados por uma viatura com dois agentes. Ao nos aproximarmos, um amigo comentou sobre a presença da guarda municipal, o que levou um dos agentes a iniciar uma série de xingamentos.”

Apesar disso, continuamos nosso caminho, mas ao nos aproximarmos do terminal, os agentes nos interceptaram na ciclovia, proferindo ofensas e exigindo que colocássemos as mãos na cabeça.

Obedecemos, mas um deles começou a nos agredir com chutes, tapas e mais xingamentos, ameaçando-nos, tirando fotos, anotando nossos endereços e prometendo patrulhar nosso bairro. Ameaçou nos levar para o mato caso nos encontrasse novamente, dizendo que só não fomos mais agredidos porque era dia e estávamos em local público.

Agora, vivo com medo de sair para trabalhar de madrugada, e meu amigo teme ir à escola, evitando até ficar em sua própria casa à noite. Essa experiência nos deixou sentindo-nos inseguros, especialmente por se tratar de indivíduos que deveríamos admirar e confiar.

Vídeo Youtube SN:

Polícia Civil não registrou o caso

Durante a entrevista, o jovem relatou que, ao tentarem registrar o caso na delegacia regional da Serra, os policiais de plantão teriam se recusado a fazê-lo, orientando-os a procurar a corregedoria da Guarda da Serra. Diante disso, a equipe do Serra Noticiário entrou em contato com a Polícia Civil para esclarecer se essa foi a conduta correta adotada pelos policiais civis.

Por meio de nota a PCES respondeu: Caso o fato tenha sido cometido por agentes no exercício da função, o crime é fora do ambiente de investigações da Polícia Civil. A Polícia Civil esclarece que todo cidadão que se sinta prejudicado pelo atendimento recebido pode dirigir-se à Corregedoria e formalizar a denúncia para análise do caso. Somente assim, será instaurada uma Investigação Sumária (IS).

O que diz o Comando da Guarda da Serra?

A equipe de reportagem entrou em contato com a atual comandante da Guarda da Serra, Lais Araújo, para questionar se o comando estava ciente do caso e solicitar um comentário sobre o ocorrido. No entanto, até o momento, ela não se manifestou a respeito.

O que diz a Prefeitura da Serra?

A equipe entrou em contato com a Prefeitura da Serra, responsável pela Guarda Municipal da Serra, para questionar se a administração estava ciente da denúncia e quais medidas foram tomadas em relação ao caso, além de indagar sobre ações para evitar futuros incidentes. No entanto, não houve retorno até o momento desta publicação.

A reportagem do Serra Noticiário continua monitorando esse caso e trará novas informações assim que estiverem disponíveis.

+NEWS

#BRONCA NEWS

Moradores estão preocupados com a possibilidade de acidentes que esses postes podem causar, a Prefeitura e a EDP se pronunciaram

#DROP NEWS

Confira quais serviços estarão disponíveis durante o PROCON nos Bairros, além de conferir o endereço do evento

#DESTAQUE

Entre as pessoas investigadas por divulgar conteúdos falsos, foram identificados alguns aliados do atual prefeito, Sérgio Vidigal

#BRONCA NEWS

O morador que denunciou ao MP alega que os materiais estiveram parados desde maio de 2023, e agora a prefeitura recolheu do local sem...

#TRETA NEWS

Agentes da Guarda Civil Municipal da Serra recuperam o veículo furtado e detiveram um sujeito que estava de posse do veículo

#DESTAQUE

Confira como ter acesso ao serviço, além de conferir quais documentos são necessários para a emissão da 1ª e 2ª vias

#BRONCA NEWS

O Serra FC supostamente recebeu uma ordem de despejo da prefeitura para deixar as dependências do estádio Robertão, mesmo sem possuir outro local para...

#TRETA NEWS

A vítima, que sofreu queimaduras em mais de 90% do corpo, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito após ficar 9 dias internada...


Não copie, compartilhe o link