Na manhã da última quinta-feira (06), a redação do Serra Noticiário recebeu imagens que mostram inúmeras pessoas dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Barcelona, na Serra. As imagens foram gravadas por uma idosa de 62 anos, que relatou dificuldades e uma espera de quase três meses para a realização de exames. No entanto, ao ser questionada sobre o caso, a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) informou que exames de urgência são realizados em até cinco dias e normais em 90 dias.
Idosa conversa com a reportagem do Serra Noticiário
Márcia moradora do bairro Barcelona, gravou um vídeo mostrando a unidade de saúde lotada de pacientes e relatou a longa espera para conseguir atendimento. Segundo ela, foi até a unidade no dia 5 de fevereiro para marcar exames, mas foi orientada a retornar apenas em 6 de março. Somente nesta data, poderia agendar a realização do exame, prevista para 2 de abril, totalizando quase dois meses de espera.
Leia Mais ∎
Dessa forma, a moradora reclama da demora de quase 60 dias para a realização de exames simples e questiona o longo tempo de espera tanto para o agendamento quanto para a obtenção dos resultados. A idosa questiona a demora no atendimento e afirma que, caso alguém precise de um tratamento, acaba esperando quase três meses apenas para obter os resultados dos exames, atrasando ainda mais o início dos cuidados médicos necessários.
“O posto está lindo, com uma equipe boa, e o atendimento é bom. Mas falta um olhar mais apurado em relação ao porquê de demorar tanto para fazer os exames.”
Márcia, moradora de Barcelona
A moradora também reclamou da organização, pois segundo ela, a superlotação evidenciada no vídeo, pode gerar riscos para os pacientes. Devido a aglomeração de pessoas, gerando risco de se contaminar com COVID, viroses e outras doenças contagiosas.
A logística desse exame, atualmente, está muito desgastante. São horas em pé na fila sem saber se haverá vaga.”
Márcia, moradora de Barcelona
Vídeo Youtube SN:
Prefeitura da Serra justificou os prazos
Diante desses relatos, a reportagem procurou a Prefeitura da Serra em busca de esclarecimentos sobre as reclamações. Por meio de nota, o município informou que os exames de urgência são realizados em até cinco dias após o agendamento nas Unidades Básicas de Saúde. Já os demais exames seguem os protocolos do Ministério da Saúde, com prazo de até 90 dias.
Além disso, a Secretaria de Saúde (SESA) orientou que os pacientes devem comparecer à UBS 30 minutos antes do horário marcado para procedimentos pré-consulta, como aferição de pressão. Os agendamentos podem ser feitos online pelo site: agendamentosaude.serra.es.gov.br
Nota da Prefeitura da Serra
“A Secretaria de Saúde da Serra informa que, após serem agendados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), todos os exames laboratoriais de urgência são realizados em um prazo de até cinco dias úteis. Já os demais tipos de exames seguem os protocolos do Ministério da Saúde, com prazo de até 90 dias. A SESA da Serra também orienta que os pacientes agendados estejam na UBS 30 minutos antes do horário marcado para procedimentos pré-consulta, como aferição de pressão e pesagem. Para maior comodidade do usuário SUS, os agendamentos na Serra podem ser feitos online, através do endereço https://agendamentosaude.serra.es.gov.br. “
Secretaria de Saúde da Serra
Correção:
A moradora havia informado que o horário de funcionamento da UBS seria das 9h às 16h. No entanto, após a publicação da matéria, a Prefeitura da Serra informou que o horário correto de funcionamento é das 7h às 17h. Dessa forma, a matéria foi corrigida.
