Na tarde da última quinta-feira (06), uma mãe questionou a demora e superlotação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) pediátrico no Hospital Materno Infantil da Serra, em Colina de Laranjeiras. Vídeos e imagens enviados à reportagem mostram a insatisfação com a longa espera. Em resposta a reportagem, a administração da UPA pediátrico do Materno Infantil informou que houve um aumento no fluxo de pacientes nas últimas duas semanas, marcando o início do período de sazonalidade.
A mãe que gravou as imagens, conversou com a reportagem do Serra Noticiário por volta das 18h, disse que buscava atendimento para seu filho de 9 anos, que estava vomitando e com muito catarro. Ela afirmou ter chegado ao hospital por volta das 14h. Contudo, a mesma mãe relatou que havia outros pacientes esperando há mais horas por atendimento.
Leia Mais ∎
Mãe pede socorro ao deputado Pablo Muribeca
Segundo ela, o atendimento só ocorreu após quatro horas de espera e depois que ela ameaçou acionar a fiscalização do deputado estadual Pablo Muribeca. Sendo assim, de acordo com essa mãe, o atendimento só foi agilizado por receio da presença do parlamentar na UPA do Materno Infantil.
Ela relatou que outras famílias também enfrentavam a mesma situação. Segundo a denúncia, a demora estaria causando transtornos e preocupações aos responsáveis pelas crianças.
Vídeo Youtube SN:
Reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra
O Serra Noticiário questionou a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) e a Secretaria de Saúde (SESA) sobre a reclamação registrada pela mãe. Questionamos se estavam a par dessa superlotação na unidade, e se o número de médicos é suficiente para atender a demanda e quais medidas serão adotadas para evitar novas ocorrências.
Por meio de nota, a Secretaria de Saúde da Serra informou que entrou em contato com a OS Grupo Chavantes, responsável pela UPA de Carapina, que relatou um aumento no fluxo de pacientes nas últimas duas semanas, indicando o início do período de sazonalidade. Dessa forma, prometeu que medidas estão sendo adotadas para garantir um atendimento adequado.
Por fim, a Secretaria reforçou que a UPA pediátrico do Materno Infantil é uma extensão da UPA de Carapina e que as UPAs de Castelândia e Serra Sede também atendem adultos, crianças e adolescentes em casos de urgência e emergência.
Em nota, a Secretaria de Saúde respondeu que:
“A Secretaria Municipal de Saúde da Serra informa que entrou em contato com a Organização Social Grupo Chavantes, responsável pela gestão das Unidade de Pronto Atendimento Pediátrico (urgência e emergência) e Adulto de Carapina. A OS declarou ter havido um aumento no fluxo de pacientes, nas duas últimas semanas, indicando o início do período de sazonalidade, e que todas as medidas estão sendo tomadas, visando um melhor atendimento e o bem-estar dos munícipes.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a UPA Pediátrica, localizada em Colina de Laranjeiras, é uma extensão apenas da UPA de Carapina. As Unidades de Pronto Atendimento de Castelândia e de Serra Sede atendem adultos, crianças e adolescentes e também podem ser procuradas em casos de urgência e emergência.”
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.
