Nesta quinta-feira (18), em meio à grave epidemia de dengue que assola o país, uma moradora de Serra gravou um vídeo mostrando a presença de larvas de mosquito no Jardim Botânico da Serra, localizado próximo do bairro Santo Antônio, em Serra-sede. O espaço também é conhecido como “Horto da Serra”.
O Brasil enfrenta em 2024 uma das piores epidemias de dengue de sua história, impulsionada pelo mosquito Aedes aegypti. Até o dia 13 de março, foram registrados 1,6 milhão de casos, entre suspeitos e confirmados, um aumento de cinco vezes em relação ao mesmo período do ano anterior.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O número de óbitos relacionados à doença também cresceu significativamente, saltando mais de 110%, de 233 para 491 mortes. Além disso, de acordo com o Ministério da Saúde, há outras 889 mortes que ainda estão sob investigação.
Nesse contexto, uma frequentadora do Jardim Botânico da Serra relatou que, além de encontrar focos de larvas de mosquitos em água parada na parte oca de uma árvore, o local também sofre com grande infestação de mosquitos e sinais de abandono. Ela confessou que faz uso de repelente sempre que vai ao parque.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Promessa de revitalização do Jardim Botânico da Serra
Na última reportagem sobre o parque, publicada no dia 5 deste mês, que denunciava o abandono do Jardim Botânico “Horto da Serra”, a Prefeitura de Serra informou que em breve iniciará uma obra de revitalização do espaço. Na epoca, não esclareceu exatamente qual será a data de início.
Nesta quinta-feira (18), por meio de seus canais oficiais, a Prefeitura da Serra anunciou que o prefeito Sérgio Vidigal (PDT) deu a ordem de serviço para a revitalização do Horto da Serra. A reforma do espaço custará R$ 2 milhões.
Vereador expõe situação do Jardim Botânico da Serra e cobra medidas da prefeitura
Vídeo Youtube SN:
O que diz a Prefeitura da Serra?
A reportagem procurou a Prefeitura da Serra para comentar o que tem sido feito para evitar eventuais focos do mosquito da dengue, tanto próximos às residências vizinhas ao Jardim Botânico quanto para proteger os frequentadores. Entretanto, até o momento da publicação, não houve retorno. Em caso de resposta, o texto será atualizado.