O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Rep), sancionou na última segunda-feira (2) a Lei nº 322/2025, que assegura aos beneficiários do Programa Bolsa Atleta o direito de utilizar gratuitamente as Academias Populares de Musculação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMESP).
Acesso facilitado e treino supervisionado
A partir da sanção, atletas contemplados pelo programa poderão frequentar as academias sem necessidade de matrícula prévia. O uso será exclusivo para treinamento físico e deverá ser acompanhado por preparador físico, que orientará os exercícios conforme as necessidades de cada atleta.
Leia Mais ∎
O benefício terá validade de 12 meses, correspondentes à duração da bolsa.
Objetivos da medida
A lei busca:
- Ampliar o incentivo ao esporte na capital
- Garantir melhores condições de preparação física
- Oferecer estrutura pública equipada para musculação
- Alinhar o direito dos atletas à capacidade de atendimento da rede municipal
Prefeito celebra esporte como transformador social
O prefeito Lorenzo Pazolini reforçou o esporte como instrumento de transformação social e destacou avanços recentes, como o aumento do número de beneficiários e do valor da bolsa.
“Este é um momento de muita alegria, não apenas para celebrar conquistas do esporte em Vitória, mas para reafirmar o papel do esporte como instrumento de transformação social. Ampliamos o Bolsa Atleta, aumentando o número de beneficiados e o valor da bolsa, com o objetivo de fomentar a prática esportiva e formar exemplos que inspirem crianças e jovens em todos os territórios da cidade. O esporte integra políticas públicas, promove vida saudável, união e esperança, e ajuda a construir uma cidade mais justa, segura e igualitária!

O secretário de Esportes e Lazer, Rodrigo Ronchi, disse que a medida fortalece o Bolsa Atleta:
“O esporte forma exemplos, valoriza a vida e ajuda a transformar realidades.”
Já o vereador Camillo Neves (PP), autor da proposta, relatou sua experiência como ex-atleta bolsista e destacou que a sanção representa reconhecimento, inclusão e respeito aos atletas.
Depoimento de atleta
Uindson Santos, campeão Sul-Americano de boxe e bolsista, afirmou que o programa foi fundamental após a pandemia. Ele destacou que o acesso às academias amplia sua estrutura de treino e reforça seu objetivo de buscar classificação para o Campeonato Mundial.

“O Plano Atleta foi fundamental na minha trajetória, especialmente em um momento difícil após a pandemia, quando precisei recomeçar. Ele me acolheu, me deu suporte e me levou a um nível que eu não imaginava alcançar como atleta. Agora, com a possibilidade de treinar nas academias populares, ganhamos ainda mais estrutura para evoluir, com treinos de força e resistência acessíveis em vários pontos da cidade. Seguimos focados, com o objetivo de buscar a classificação para o Mundial e continuar inspirando jovens e adolescentes por meio do esporte”
O Serra Noticiário continua acompanhando as principais notícias do ES e trará atualizações assim que possível.
