O Governo do Espírito Santo anunciou instalação de câmeras de segurança com reconhecimento facial em 500 ônibus do sistema Transcol, que operam na Grande Vitória. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13) pelo governador Renato Casagrande (PSB), durante uma entrevista transmitida ao vivo pela revista Exame.
O objetivo da medida é reforçar a segurança no transporte público, inibindo crimes dentro dos coletivos. Segundo o governador, a ação faz parte do investimento contínuo em tecnologia para modernizar a gestão pública, especialmente na área da segurança.
Conforme o governador o investimento em tecnologia na área da segurança pública tem sido intenso. Atualmente, o Espírito Santo conta com 1.500 câmeras espalhadas pelo território capixaba que fazem a leitura de placas de veículos, além do uso da biometria facial para ajudar na resolução de crimes e na prisão de suspeitos. Como parte dessa estratégia, o governo também iniciou a implantação de câmeras com reconhecimento facial em 500 ônibus da região metropolitana.
Apesar do anúncio, o governo ainda não informou o cronograma de instalação nem se os equipamentos já começaram a ser instalados.
Durante a entrevista, Casagrande também declarou apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo governo federal. A proposta pretende ampliar a atuação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) nos estados.
Ainda de acordo com o governador, a PEC fortalece o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP) sem afetar a autonomia dos estados. Ele destacou que as ações realizadas atualmente pelos governos estaduais continuarão sendo executadas da mesma forma, mas com a presença do governo federal de forma mais organizada. Para ele, ordenar e integrar as operações é essencial para combater crimes interestaduais e evitar fugas.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!