Influenciador da Serra, Igor Corato (foto), é alvo de processos na Justiça Eleitoral pelo candidato a prefeito, Audifax Barcelos (PP). Ele que declara publicamente seu apoio ao candidato Pablo Muribeca (Republicanos), vem sendo alvo de processos após declarações contra Audifax.
Quem é Igor Corato?
Igor Corato é figura conhecia no meio do político da Serra, seu envolvimento na política local teve início ainda na adolescência, quando ainda pequeno já militava no grupo político do atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT), sempre muito próximo da primeira-dama Sueli Vidigal. Entretando, como maioria das criaturas do clã Vidigal, acabou saindo de controle e se voltando contra os criadores.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nesta eleição municipal, Corato virou uma espécie de influencer digital da política da Serra, sendo acompanhados por muitos, que estão em busca de saber sobre os bastidores e fofocas da política serrana, sendo apelidado como Leo Dias da Serra.
Processos movidos por Audifax contra Igor Corato
Recentemente, em seus stories no Instagram, Igor Corato afirmou que o candidato Audifax Barcelos recebe dinheiro de empreiteiros. Ele se baseia em um áudio que gravou durante uma reunião com o então prefeito Audifax Barcelos, no início de sua gestão II em 2013. No polêmico áudio, que já foi explorado nas eleições de 2016 e voltou a circular nos grupos de política agora em 2024, foi gravado pelo próprio Corato, onde ele aparece pedindo dinheiro a um sujeito cuja voz é semelhante à ao então ex-prefeito Audifax.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Após as acusações, Audifax entrou com três processos contra Igor Corato na Justiça Eleitoral. Duas representações de notícia-crime foram protocoladas; uma delas já foi enviada à Polícia Federal, enquanto a outra solicita uma multa de 30 mil reais, além da suspensão das redes sociais do influenciador no Instagram e Facebook ou advertir em caso de reincidência, uma multa de até a 100 mil reais e resultar na suspensão dos perfis. O juiz eleitoral, então, optou por advertir Corato e determinou que ele não faça qualquer tipo de manifestação desinformativa ou ameaçadora.
Audifax ganha direito de resposta nas redes de Corato
Na outra ação, Audifax solicitou um direito de resposta nas redes do influenciador, e o pedido foi aceito pelo juiz, que determinou que Corato publicasse um vídeo gravado por Audifax em suas redes sociais. Em caso de descumprimento, a multa seria de 15 mil reais.
Aparentemente, o influenciador cumpriu a determinação, pois, por um período, o vídeo com Audifax defendendo sua honra ao afirmar ter sido “o prefeito mais honesto do Brasil” estava disponível. No entanto, na última sexta-feira (20), seu perfil no Instagram aparentemente foi hackeado, e quase todo o seu conteúdo desapareceu. Alguns dias depois, ele afirmou ter reassumido o controle do perfil.
Atualização: Igor Corato, apoiador de Muribeca, tem redes sociais suspensas pela Justiça Eleitoral da Serra