Vitória recebeu, o reconhecimento do Indicador de Ambiente de Negócios dos Municípios do Espírito Santo (IAN 2024). A premiação foi entregue ao prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos) e à vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento da Cidade e Habitação, Cris Samorini (PP), durante cerimônia realizada nesta semana.
Destaque no ranking
Na 6ª edição do IAN, Vitória ocupa a 1ª posição em seu cluster, que inclui os municípios de Cariacica, Serra e Vila Velha. Com pontuação de 7,83, a capital lidera em todos os eixos avaliados: Potencial de Mercado, Capital Humano, Infraestrutura e Gestão Pública.
Leia Mais ∎
Os resultados mostram que o ambiente de negócios no Espírito Santo vem melhorando de forma consistente. O IAN médio das cidades subiu de 4,09 em 2019 para 5,21 em 2024. Em Vitória, o crescimento foi ainda mais expressivo: de 6,92 em 2019 para 7,83 em 2024.

O prefeito Lorenzo Pazolini destacou a importância do indicador para a gestão municipal. “Essa metodologia de trabalho tem ajudado muito a nossa gestão a ser mais assertiva e, principalmente, gerar oportunidades na vida dos capixabas”, afirmou.
A vice-prefeita Cris Samorini celebrou a conquista e reforçou o impacto positivo do IAN. “Esta é uma forma de transformar a vida dos moradores da nossa cidade. Que o IAN continue sendo um farol de boa gestão e nos ajude a transformar e impactar positivamente a vida de todos”, disse.
Sobre o IAN
O Indicador de Ambiente de Negócios é calculado pelo Observatório Findes e tem como objetivo fornecer um diagnóstico detalhado da situação do ambiente de negócios nos 78 municípios capixabas. Além disso, o indicador auxilia no desenvolvimento de políticas públicas que promovem o crescimento econômico e a qualidade de vida.
Com o reconhecimento, Vitória reforça seu compromisso com a melhoria contínua do ambiente de negócios e a geração de oportunidades para a população.
