Nesta sexta-feira (23), a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra passou por uma importante transição que oficializou a chegada de Diego Nascimento como novo comandante da corporação. Durante a cerimônia da transição de cargo a ex-comandante Laís Araújo, que esteve à frente da instituição por cerca de quatro anos foi elogiada pela atual gestão municipal.
Legado de Lais Araujo no comando da Guarda da Serra
À frente da Guarda Civil Municipal (GCM) desde 2021, Laís Araújo liderou um período de importantes transformações, impulsionadas pelos investimentos realizados durante a gestão do ex-prefeito Sérgio Vidigal (PDT), responsável por sua indicação ao cargo. Entre esses avanços, destacam-se a modernização do armamento, o expressivo aumento na remuneração dos agentes, a renovação da frota, a implantação do cerco eletrônico, do sistema de videomonitoramento e dos botões do pânico em escolas e comércios, além do aumento do efetivo por meio de concurso público.
Leia Mais ∎
Por outro lado, a gestão da ex-comandante também ficou marcada pela ausência de respostas à população diante de flagrantes desvios de conduta praticados por agentes durante o exercício de suas funções — casos que foram noticiados pelo Serra Noticiário.
- Vídeo: agentes da Guarda da Serra são flagrados perdendo a linha durante abordagem na praia de Jacaraípe
- Vídeo: agentes da Guarda da Serra são flagrados agredindo jovens próximo ao Terminal de Jacaraípe
Novo comandante liderança da Guarda da Serra
Conforme informado pela Prefeitura da Serra, Diego Nascimento é agente desde 2019, assume o comando da GCM nesta sexta-feira com 39 anos. Ele é graduado em Tecnologia em Segurança Pública e tem especialização em Gestão em Segurança Pública. Morador da Serra desde 2013, é conhecido pelo compromisso com o serviço público e pela dedicação à proteção da comunidade.
Apuração de bastidor
O novo comandante, mais conhecido como agente Nascimento, é reconhecido entre seus colegas da Guarda Civil Municipal por sua experiência e pela intensa atuação no combate à criminalidade nas ruas da cidade.
Entretanto, conforme apurado nos bastidores, a escolha do nome de Nascimento pelo prefeito Weverson Meireles (PDT) para o comando da Guarda Civil Municipal causou surpresa entre alguns agentes ouvidos pela coluna Chico Prego.
Segundo relatos, Nascimento é visto como um nome ligado à gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos (PP). Antes de ingressar nas fileiras da Guarda, ocupou cargo comissionado na administração municipal e, posteriormente, atuou como supervisor da corporação também durante o governo de Audifax. Em 2024, chegou a ensaiar uma pré-candidatura a vereador pelo partido do ex-prefeito, mas acabou recuando.
Ainda segundo apurado pela coluna, a indicação de Nascimento teria partido da vice-prefeita e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno (MDB). Internamente, a movimentação é vista como parte de uma estratégia da vice-prefeita para fortalecer sua atuação na área da segurança pública e ampliar sua visibilidade com vistas a uma possível candidatura a deputada estadual em 2026.
O novo comandante foi procurado pela coluna, mas não quis se manifestar.
Quer se manter informado e não perder nada do que acontece na cidade? Então continue acompanhando o Serra Noticiário no site e em nossas redes sociais.
