Na manhã desta sexta-feira (27), a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES) lançou a Rede Capixaba de Fortalecimento do Legislativo. A iniciativa busca fortalecer os legislativos municipais por meio de cooperação técnica. O projeto envolve áreas como jurídico, educação, comunicação pública, inovação e transparência. Além disso, oferece suporte direto às câmaras para que possam atuar com mais eficiência.
O repórter Wal Júnior, do Serra Noticiário, esteve presente no evento e entrevistou parlamentares como o presidente da ALES, Marcelo Santos (UB), o vice-presidente da Câmara da Serra, Dr. William Miranda (UB), e o presidente da Câmara de Vitória, Anderson Goggi (PP).
Leia Mais ∎
Vídeo Youtube SN:
Presidente da ALES destaca benefícios para a população
O evento reuniu representantes das 78 câmaras do estado, reforçando o compromisso da Assembleia com a modernização e qualificação dos legislativos locais. Assim, o presidente da ALES, Marcelo Santos (União), destacou o objetivo central da nova rede. Ele afirmou que a cooperação tem como foco principal fortalecer o papel dos legisladores locais. Segundo ele, a população é a maior beneficiada.
“Esse é um convênio de cooperação técnica (…) com o único intuito de fortalecer o papel do legislativo, o papel do legislador. Quem ganha com isso é a população de cada cidade, tendo uma câmara proativa, que saiba o que está fazendo, fazendo um controle de constitucionalidade, auxiliando no debate com conteúdo, trocando informação com a Assembleia Legislativa. Nós queremos dividir o resultado positivo de projetos que foram sucesso aqui na Assembleia com as câmaras municipais”
Marcelo Santos
Presidente da ALES
Plataforma jurídica gratuita para câmaras municipais
Durante o lançamento da rede, Anderson Pedra, procurador-geral da ALES, apresentou uma das principais ferramentas da rede: a plataforma Fórum ALES. Essa plataforma será cedida gratuitamente às câmaras municipais. Ela oferece suporte técnico e jurídico padronizado. Assim, ajuda os legislativos locais a resolverem questões complexas com mais agilidade e qualidade.
Fortalecimento da comunicação pública local
Somado a isso, Leonardo Nunes, secretário de Comunicação da ALES, falou sobre o apoio na área de comunicação pública. Dessa forma, câmaras receberão treinamentos em transmissões ao vivo por TV e internet. Também haverá capacitação na criação de agências de notícias locais e produção para redes sociais. Além disso, o suporte inclui estruturação de sites institucionais, facilitando o acesso à informação pelos cidadãos.
Uso de inteligência artificial para transparência municipal
O evento também contou com a participação de Marcos Aquino, diretor de Transparência e Inovação da ALES, apresentou o sistema Revisa ALES. Sendo assim, ele explicou que a ferramenta usa inteligência artificial para melhorar a gestão legislativa. A princípio, o objetivo é aumentar a transparência e facilitar o acesso da população aos dados públicos. Também visa modernizar processos e leis nos municípios, tornando o trabalho do legislativo mais ágil e eficaz.
Capacitação política e técnica para vereadores
Sergio Majeski, diretor da Escola do Legislativo da ALES, informou sobre programas de formação continuada. Vereadores e equipes técnicas das câmaras terão acesso a cursos e oficinas práticas. O conteúdo será voltado para o aprimoramento político e técnico dos parlamentares. Isso garante que os representantes municipais estejam mais preparados para cumprir seu papel no cenário local.
Deputado elogia iniciativa e reforça importância regional
Por fim, o deputado estadual Hudson Leal (Republicanos) participou do lançamento e elogiou a iniciativa. Ele destacou o impacto positivo da rede nas câmaras municipais. Segundo Leal, essa cooperação vai aproximar os legislativos locais da sociedade. Além disso, fortalece a democracia e melhora a qualidade da representação política nos municípios capixabas.
O Serra Noticiário continua acompanhando as iniciativas da ALES e trará novas informações assim que possível.
