Um recém-nascido sofreu uma grave queimadura no pé poucas horas após o parto no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. O caso foi denunciado pela mãe, Sara Peisino Barboza, na quinta-feira (21), e ganhou grande repercussão. Nesta sexta-feira (22), a mãe procurou a delegacia especializada em Vitória para registrar ocorrência e o bebê passou por uma cirurgia no pé.
Relato da família
Sara contou que foi internada na segunda-feira (18) para indução do parto, por ser uma gestação de risco devido à pressão alta. Na manhã seguinte, às 6h, nasceu José, saudável, em parto normal. Horas depois, o bebê foi levado para um berço aquecido porque apresentava temperatura abaixo do ideal.
Leia Mais ∎
Segundo a mãe, nesse momento, o recém-nascido estava acompanhado da avó, enquanto ela descansava no quarto. Pouco depois, Sara ouviu o choro intenso do filho e sentiu um cheiro de queimado. Conforme relatado por ela, uma enfermeira teria aquecido um algodão em uma lâmina incandescente, colocado dentro da meia do bebê e, em seguida, vestido novamente o macacão. Quando a avó retirou a roupa, o pé já apresentava queimaduras visíveis, além de sinais nas peças usadas pelo recém-nascido.
Estado de saúde
Após o incidente, José foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do Hospital Jayme e, posteriormente, transferido para o Hospital Infantil de Vitória. Ele aguarda cirurgia para avaliar a profundidade da lesão e definir o tratamento adequado.
Pablo Muribeca cobrou pelo afastamento da equipe envolvida
Logo após a divulgação do caso nas redes sociais, o deputado estadual Pablo Muribeca informou que acionou diretamente o secretário de Estado da Saúde e pediu o afastamento imediato da equipe responsável pelo atendimento ao recém-nascido.
Bebê passa por cirurgia e família registra caso na delegacia
Segundo apuração do repórter Wal Junior do Serra Noticiário, a mãe procurou a Delegacia de Atendimento à Criança e Adolescente (DEACLE) em Vitória na sexta-feira (22) para registrar um boletim de ocorrência sobre o incidente.
O recém-nascido que sofreu uma queimadura no pé no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, passou por cirurgia para retirada da parte necrosada do pé. De acordo com informações repassadas pela mãe, Sara Peisino Barboza, o pé do bebê José ficou íntegro após o procedimento. Ela informou que o bebê pode passar por uma nova cirurgia já na próxima segunda-feira (25).
Vídeo Youtube SN:
Resposta do hospital e da Secretaria de Estado da Saúde
Em nota, o Hospital Jayme Santos Neves afirmou lamentar o ocorrido, disse se solidarizar com a família e informou que instaurou processo interno para “apuração rigorosa dos fatos”, garantindo que medidas administrativas cabíveis serão adotadas.
A Secretaria de Estado da Saúde (SESA) também se manifestou e determinou o afastamento preventivo dos profissionais potencialmente envolvidos até a conclusão da apuração. O secretário de Estado da Saúde ordenou ainda a abertura imediata de uma auditoria interna, que deverá apresentar relatório conclusivo no prazo máximo de 30 dias.
Acompanhamento
A família segue acompanhando a evolução do quadro clínico de José, enquanto o caso é investigado pela administração estadual. O Serra Noticiário acompanha o caso e mantém o espaço aberto para novas manifestações da Sesa e do hospital.
