Na última segunda-feira (03), a Câmara Municipal da Serra publicou no Diário Oficial do Legislativo a exoneração de Renan Ferreira Filho do cargo de diretor-geral da Casa. O ato foi assinado pelo presidente em exercício, vereador William Miranda (União), e entra em vigor imediatamente.
Renan Ferreira Filho é irmão de Lorrana Ferreira, esposa do prefeito Weverson Meireles (PDT), e ocupava o cargo desde 16 de janeiro de 2025, com salário estimado em R$ 14.900,00, conforme o Portal da Transparência da Câmara.
Leia Mais ∎
Em seu lugar, William Miranda nomeou Danilo Canceglieri Mattos, que antes exercia o cargo de assistente parlamentar com salário de cerca de R$ 4 mil. Danilo é vinculado ao gabinete do próprio presidente em exercício, indicando uma reorganização de poder dentro da Casa.
Renan Ferreira aliado de vereador afastado
Conforme apuração realizada pela coluna do Chico Prego, o ex-diretor-geral estava lotado na cota de servidores vinculada ao vereador Saulinho da Academia (PDT), que foi afastado da presidência da Câmara em 23 de setembro por decisão judicial, após denúncia do Ministério Público do Espírito Santo (MPES).
Saulinho é um dos quatro vereadores afastados sob suspeita de corrupção passiva em um esquema de propinas ligado à aprovação de projetos e emendas. Além de Saulinho, Teilton Valim (PDT), Cleber Serrinha (MDB) e Welington Alemão também (REDE) foram afastados do cargo.
Motivo da exoneração do cunhado do prefeito
Conforme apurado pela coluna, no Diário Oficial da CMS, além de Renan, o presidente vem realizando uma série de exonerações e algumas nomeações nos últimos dias. Há informações de que a maioria dos exonerados ocupava cargos indicados pelos vereadores afastados Saulinho e Cleber Serrinha. Ambos, recentemente, perderam um recurso no Tribunal de Justiça no qual pediam o retorno aos cargos. O desembargador rejeitou o pedido liminar.
Nos bastidores do Legislativo da Serra, colegas vereadores ouvidos pela coluna interpretaram as exonerações como um sinal de ruptura com a gestão anterior e até como um possível passo preliminar para a convocação dos suplentes.
O coluna segue acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
