Na tarde desta terça-feira (18), moradores próximos ao canal São Patrício, localizado em Jacaraípe, enviaram para a redação do Serra Noticiário, diversos vídeos e imagens do rio que estava repleto de peixes mortos.
Peixes mortos no canal São Patrício
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Nos vídeos recebidos é possível ver inúmeros peixes flutuando na água. Em outro vídeo, os moradores pareciam inconformados com a situação e faziam questionamentos sobre o que teria causado a morte dos peixes nesse canal.
Nas mídias sociais, diversos moradores da Serra se comoveram com o caso, o que gerou comentários como: “Meu Deus que tristeza, com certeza a água está contaminada” e “Que Deus dê sabedoria para que as pessoas não peguem estes peixes para comer. Com tantas pessoas passando por momentos difíceis.”
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Em um áudio recebido de um leitor do Serra Noticiário, o morador afirmou que a quantidade de peixes mortos era alta, além disso, a causa da morte afetou os peixes de diversos tamanhos.
O que disse a Prefeitura da Serra
Prontamente, diversos moradores começaram a cobrar providências da prefeitura da Serra, que por meio de nota informou que equipes foram mobilizadas até o local nesta terça (18) e irão novamente na quarta-feira (19). A situação e parâmetros serão analisados e a Fiscalização Ambiental irá apurar se houve alguma atividade anormal na região.
A prefeitura ainda informou que a empresa responsável pela água e esgoto do município, a Serra Ambiental/CESAN, foi acionada para colher amostras da água e encaminhar para análise, para tentar descobrir quais foram as causas da morte desses peixes. Os critérios analisados para saber se a água estava em condições de vida animal são a salinidade e a quantidade de oxigênio dissolvido na água.
Em nota, a Prefeitura da Serra alegou que uma das causas foi o excesso de nutrientes na água. Isso porque com o despejo de esgoto no canal, somado à alta temperatura do fim de ano, os níveis de oxigênio são reduzidos, e assim causando a morte dos peixes.
O que disse a CESAN
A empresa encarregada pelo abastecimento de água e esgoto se pronunciou sobre o caso, afirmando que o esgoto não foi a causa da morte dos peixes no canal São Patrício, contrariando a versão dada pela Prefeitura
Por meio de nota, a empresa disse que:
“A Serra conta com 90% de cobertura com serviços de coleta e tratamento do esgoto e todo o sistema opera dentro da normalidade e sem intercorrências. Uma equipe técnica esteve no local para verificar a situação e constatou que a água apresenta coloração clara e límpida, sem aspecto visual de esgoto, finalizou.”
Confira as imagens nesse vídeo publicado no Instagram do Serra Noticiário:
A reportagem do Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.