A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), prendeu em flagrante, nessa terça-feira (08), um homem de 29 anos, durante uma operação de combate ao abuso sexual e exploração infantil pela internet, no município de Laranja da Terra. Durante as oitavas, o suspeito confessou o crime e informou que comprava estes vídeos de outras pessoas, inclusive, mantendo contato com cidadãos de outros países. A prisão faz parte da Operação Predador.
Operação Predador
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Para realizar a operação, foram empreendidas diversas diligências, com utilização de ferramenta própria para investigações em ambiente cibernético, após treinamento oferecido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, por meio da Homeland Security Investigations (HSI), em conjunto com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (SENASP e CIBERLAB), que ofereceu curso, compartilhamento de boas práticas e capacitação.
O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, comentou como será importante que decisão da câmara de deputados que aprovou como hediondo o crime de exploração infantil vire lei no Congresso.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
“Foi aprovado na câmara de deputados agora a mensagem transformando o crime de exploração sexual infantil em crimes hediondos, isso é muito importante porque faz que esse crime não tenha direito a fiança a não tenha direito à liberdade provisória, a prisão temporária ela é maior é de 30 dias podendo se prorrogar por mais 30, e também a progressão de regime também é mais severa é 2/5 réu primário 3/5 réus reincidentes.
José Darcy Arruda
É muito importante que o congresso entenda que esse crime é um crime perverso, é um crime que abusa de crianças que traumatiza crianças e tem que ter mesmo um tratamento diferenciado e eu estou aqui parabenizando o Congresso por esta atitude”.
Delegado-Geral da Polícia Civil
Segundo o delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade, nas investigações uma mulher que seria mãe e cometia incesto com a criança, relatava o crime em fóruns assim conseguindo atrair a atenção de outros pedófilos para conseguir mais matérias de abusos infantis.
“As investigações começaram a partir do momento que o criminoso se passando por uma mulher, em um fórum da internet começou, a criar uma história de que ele era uma mulher, uma mãe, e que possui a uma criança e que praticava incesto com esta criança, essa mensagem foi monitorada e foi encaminhada para a Polícia para verificar se de fato se isso procedia ou não”.
Brenno Andrade
Delegado titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC)
O delegado titular da (DRCC), delegado Brenno Andrade, lamentou ainda ser possível ser paga a fiança nestes crimes, e disse que o homem também possuía no celular material ilícito e contatos no exterior, e disse que o homem negociava o material em inglês de forma fluente com os outros pedófilos.
As investigações continuam, o homem foi preso em flagrante delito foi conduzido para a unidade policial, onde foi fixada um fiança de R$ 60,600 mil o homem não efetuou o pagamento da fiança e foi levado ao centro de triagem de Viana.