Os problemas com a qualidade e abastecimento da água da CESAN já se tornaram uma velha dor de cabeça da população serrana. Porém, mesmo com as denúncias, reclamações e até protestos nas ruas, esse descaso continuam fazendo parte do cotidiano dos moradores.
Leia mais: Moradores da Serra continuam sofrendo com a água de péssima qualidade distribuída pela CESAN
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Na última segunda-feira (06), o jornal Serra Noticiário trouxe mais uma vez denúncias sobre a cor da água distribuída pela CESAN. Em um dos vídeos recebidos e divulgados na matéria, um morador de Barro Branco mostra a água que estava recebendo em sua casa e ainda comenta que devido à qualidade precária, as pessoas desenvolvem infecções intestinais e, precisam ser medicadas e até hospitalizadas.
Vídeo publicado no Instagram do Serra Noticiário
Moradores relatam infecções intestinais após consumirem água da CESAN
Após divulgada a matéria, outras pessoas vieram até a reportagem e relataram o mesmo problema. Uma moradora de Nova Almeida afirmou que a água chega no bairro em péssimas condições e que também causa infecções e mal-estar nas pessoas que a consomem.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Outra moradora do mesmo bairro ainda relatou que esse problema tem afetado diretamente sua filha de apenas nove anos. A mulher ainda contou que no posto de saúde do bairro está difícil de conseguir atendimento pois muitas pessoas dão entrada com o mesmo problema.
Sou moradora de Nova Almeida e, eu e minha filha, de 9 anos, estamos doentes depois do consumo da água… Dores estomacais, enjoo, vômito e dores de cabeça…sou mãe de duas crianças e sem condições de comprar água mineral ou torneira com filtro…infelizmente muitas famílias não têm condições.
Moradora de Nova Almeida
Obviamente que só pela cor da água já é possível deduzir que está imprópria para o consumo, mas esses casos são de moradores que consumiram a água em seu estado incolor, e mesmo assim, tiveram esses problemas de saúde.
Outros moradores de bairros como Nova Carapina I e Nova Carapina II, também já haviam relatado o mesmo problema.
Um morador de Nova Carapina I inclusive contou que não utiliza há anos a água vinda da CESAN para consumo, cozinhar e nem para seus animais de estimação. Pois segundo ele, na última década a qualidade da água fornecida pela CESAN tem se deteriorado e então passou a comprar os galões de água mineral nas distribuidoras.
“No início do ano de 2020, surgiram conversas de autoridades políticas de que altos níveis de elementos químicos cancerígenos foram encontrados na água fornecida pela CESAN.”
Morador de Nova Carapina I
O que disse a CESAN
A reportagem entrou em contato com a assessoria da CESAN para relatar essas denúncias e ainda questionar se a empresa estava a par desses problemas, se ela tinha alguma explicação para esses sintomas na população e, se ela de algum modo recomendava o consumo dessa água para a população, ou aconselhava que os moradores buscassem outras fontes de água potável. Até o momento desta publicação não obtivemos respostas.
Casos servem de alerta para a população
Esses casos servem de alerta para todos os serranos, que de alguma forma ainda consomem a água da CESAN. Busquem imediatamente outras fontes de água potável. Seja água mineral ou que tenha passado por algum sistema de filtragem confiável. Até que essa situação seja resolvida, cuide da sua saúde e de sua família.
A reportagem do Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível.