Nesta última quinta-feira (25), a Serra registrou o primeiro caso de gripe aviária, após recolher uma coruja infectada com o vírus no bairro Nova Carapina I. O animal teve contato com moradores da residência, que agora devem passar por acompanhamento.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Serra registra primeiro caso de gripe aviária
A reportagem do Serra Noticiário apurou que essa ave foi resgatada por autoridades do IBAMA na semana passada e foi conduzida para o centro de triagem de animais silvestres. Logo após ser examinada, a coruja mostrou que estava infectada pelo vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) – H5N1.
Em seguida, as autoridades acionaram a vigilância sanitária do município e já colocou a Serra em estado de alerta para a presença da gripe aviária na cidade e a possibilidade de mais aves infectadas em outros pontos do município. Além disso, a família que reside na casa onde a ave foi encontrada deve passar por acompanhamento em breve.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Reportagem entrou em contato com as autoridades responsáveis
A reportagem entrou em contato com as assessorias da Prefeitura Municipal da Serra e da Secretaria de Saúde do Estado para colher mais informações sobre o caso e o estado de contaminação atual do município, mas até o momento desta publicação não obteve respostas.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará novas informações assim que possível!