Na última quinta-feira (08), o Ministério da Agricultura e Pecuária, divulgou informações sobre casos de gripe aviária (H5N1) em todo o Brasil. O Ministério da Agricultura e Pecuária criou um painel para monitorar os casos confirmados de gripe aviária (H5N1) no Brasil. A ferramenta é aberta ao público e disponibiliza dados sobre as investigações em andamento, classificadas por estado e município.
Segundo o painel, dos 30 casos confirmados em todo o país até momento, 20 estão no Espírito Santo.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O painel mostra que 1.269 investigações foram realizadas para suspeita de contaminação por gripe aviária no país. Dessas, 237 foram coletadas para análise por serem classificadas como casos prováveis. Atualmente, sete investigações estão em andamento. Os casos confirmados foram identificados após investigação laboratorial que resultou positiva para o vírus da influenza aviária de alta patogenicidade.
No Espírito Santo, das 47 investigações realizadas, 29 tiveram coleta de amostras. Atualmente, há duas investigações em andamento no estado, uma em Anchieta e outra em Vila Velha, ainda sem resultado laboratorial definitivo, e 20 casos em que o resultado foi positivo para gripe aviária.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Os casos confirmados no Espírito Santo são distribuídos nos seguintes municípios: Cariacica (2); Guarapari (2); Itapemirim (2); Linhares (1); Marataízes (4); Nova Venécia (1); Piúma (1); Serra (1); Vila Velha (3); Vitória (3).
Leia mais: Secretaria da Saúde acompanha casos suspeitos de gripe aviária em humanos no ES
Recentemente, o governo do Espírito Santo proibiu visitas a ilhas de Guarapari devido à confirmação de mais 4 casos de gripe aviária em aves silvestres na região. As autoridades continuam monitorando a situação de perto.
O painel com as informações atualizadas do Ministério da Agricultura e Pecuária sobre os casos de gripe aviária (H5N1) em todo o Brasil, pode ser acessado por meio deste link: Painel do Ministério da Agricultura e Pecuária