Para esclarecer as novas regras estabelecidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) sobre bicicletas elétricas, ciclomotores e outros veículos individuais, o Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), ligado ao Departamento de Operações de Trânsito (DOT) de Serra, conduzirá blitz educativas em vários bairros da cidade na próxima quinta-feira (13).
As blitzes serão efetuadas nos períodos matutino e vespertino, com início no Parque da Cidade, e serão itinerantes, percorrendo diversas regiões no mesmo dia, incluindo Manguinhos, Jacaraípe e Parque Residencial Laranjeiras.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O principal objetivo é adaptar os condutores à nova regulamentação, visando a segurança tanto dos usuários desses veículos quanto dos pedestres.
“Esta campanha é um esforço direcionado para esclarecer as novas regras, com foco totalmente educativo e voltado para a compreensão da mudança do Código de Trânsito Brasileiro”, destaca a diretora do NET, Rosemary Kehler.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Veja abaixo as novas regras:
Ciclomotores
Esses veículos, de duas ou três rodas, movidos por eletricidade ou combustível, podem atingir velocidades de até 50 quilômetros por hora. De acordo com a nova decisão, eles são agora classificados como motocicletas, precisando, portanto, de registro e emplacamento junto ao Detran.
Os motoristas precisarão de uma Carteira Nacional de Habilitação A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotores) e deverão usar equipamentos de segurança, como capacete, durante a condução.
Bicicletas elétricas
A nova norma se aplica a bicicletas equipadas com motores elétricos assistidos que alcançam 32 quilômetros por hora. Embora não seja necessário registro, emplacamento ou habilitação, os usuários devem utilizar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e dispositivos de sinalização.
Patinetes, skates e monociclos motorizados
Esses dispositivos são considerados equipamentos de mobilidade individual autopropelidos – com seu próprio sistema de propulsão. Assim como as bicicletas elétricas, os usuários devem usar equipamentos de segurança, como indicador de velocidade, campainha e dispositivos de sinalização