O repórter Wal Júnior, do Serra Noticiário, esteve nas ruas para registrar um caso que vem agravando a segurança no trânsito. Os acidentes com bikes elétricas cresceram de forma acelerada no Espírito Santo e passaram a preocupar autoridades e especialistas. Isso porque, levantamentos do Observatório de Segurança Pública mostram que o número de ocorrências quase quintuplicou em apenas um ano.
Março registrou o maior avanço nos acidentes
Nos três primeiros meses de 2025, o Estado registrou 28 acidentes envolvendo bikes elétricas. No entanto, entre janeiro e março de 2026, esse total saltou para 134 ocorrências. O aumento chega a 379%. Além disso, os dados revelam que sete pessoas morreram em acidentes desse tipo no período.
Leia Mais ∎
Os números cresceram em todos os meses analisados. Entretanto, março apresentou a disparada mais expressiva. Em janeiro de 2025, o Espírito Santo registrou seis acidentes com bicicletas elétricas. Já em janeiro de 2026, o número subiu para 23.
Em fevereiro, as ocorrências passaram de 12 para 37. Por fim, março teve o maior salto. O total avançou de 10 casos em 2025 para 74 registros no mesmo mês deste ano. Com isso, março concentrou mais da metade de todos os acidentes registrados em 2026.
Crescimento do uso de bikes elétricas levanta dúvidas sobre segurança
O aumento da circulação de bikes elétricas pode explicar parte da alta. Afinal, cada vez mais pessoas usam esse tipo de veículo para ir ao trabalho, estudar ou fazer entregas.
Por outro lado, o crescimento dos acidentes também levanta questionamentos sobre a estrutura das cidades e a falta de fiscalização.
Atualmente, muitos municípios do ES ainda não oferecem ciclovias adequadas. Além disso, faltam sinalização, campanhas de conscientização e regras mais claras para o uso das bikes elétricas.
Outro ponto que preocupa envolve o comportamento de parte dos condutores. Em vários casos, ciclistas circulam em alta velocidade, sem equipamentos de proteção e até mesmo em locais proibidos.
Vídeo YouTube SN:
Sete mortes aumentam preocupação no ES
Além do aumento expressivo dos acidentes, o número de mortes também acende um sinal de alerta. Ao todo, sete pessoas perderam a vida em ocorrências com bicicletas elétricas entre janeiro e março de 2026. Apesar disso, o levantamento não detalha em quais meses essas mortes aconteceram.
Mesmo sem essa divisão, especialistas consideram o dado grave. Isso porque o crescimento rápido das ocorrências aumenta o risco de acidentes mais severos ao longo do ano.
O Serra Noticiário continua acompanhando o caso de perto e trará atualizações assim que possível.
O Serra Noticiário está no WhatsApp!
Entre no grupo e fique ligado nas notícias e tretas! Vagas limitadas.
