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Assembleia Cidadã conta com 70 vagas diárias para emissão de carteira de identidade (RG)

Serviço precisa ser agendado no site do governo estadual

Foto panorâmica da sede Assembleia Legislativa do Espírito santo
Foto: Comunicação ALES

De segunda a sexta-feira às 8 horas da manhã, são liberadas 70 vagas para atendimento por dia no posto da ALES. Sendo que um dos principais serviços prestados à população no espaço Assembleia Cidadã, é a emissão de carteira de identidade no Posto de Identificação da Polícia Civil, localizado no térreo da Assembleia Legislativa.

Pessoas que não possuem acesso à Internet, autistas ou pessoas em situação de rua são atendidas sem agendamento, mediante encaixe entre os atendimentos programados. Se apresentarem a documentação necessária o procedimento é feito na hora. Caso não, são orientadas a levar a documentação.

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Assembleia Cidadã conta com 70 vagas diárias para emissão de carteira de identidade (RG)
Assembleia Cidadã conta com 70 vagas diárias para emissão de carteira de identidade (RG)
Por Redação Serra Noticiário

Documentação

Segundo o perito oficial criminal Perli Ferreira Gomes Filho, chefe do serviço, depois que é feito o agendamento, é preciso levar no dia do atendimento, certidão de nascimento ou de casamento, sempre a mais recente, o comprovante de residência e CPF. As fotos dos cidadãos na faixa etária entre 5 e 65 anos são tiradas no próprio posto da Ales; quem tiver menos de 5 ou mais de 65 deve levar a foto 3×4.

“Os problemas que mais acontecem são não trazerem a certidão, ou a certidão estar rasurada. E ainda apresentarem certidão sem averbação de divórcio para quem é separado ou sem averbação quando a pessoa é viúva”.

Perli Ferreira Gomes Filho
Perito oficial criminal

Além do número do RG é possível incluir informações adicionais na carteira de identidade, como CPF; números do PIS/NIS; cartão do SUS; documento de identificação profissional; tipo sanguíneo e condições especiais de saúde. Nesse último caso é necessário apresentar os documentos, exame de laboratório e laudos médicos.

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O prazo de entrega do documento é de 30 dias.

Valor

A primeira via é gratuita, já a segunda via possui a taxa de R$ 73,03.
Quem estiver desempregado, com renda menor que três salários-mínimos ou que foi vítima de furto ou roubo dos documentos, não será cobrado a taxa.

Vestimentas

Roupa preferencialmente escura para garantir a qualidade da fotografia, homens devem usar camisa de manga curta ou comprida e mulheres não podem usar blusa ou vestido do tipo “tomara que caia”.

Novo documento

Segundo a Polícia Civil, está prevista que comece a emissão do do novo modelo de identidade, chamado de Carteira de identidade Nacional (CNI), no segundo semestre desse ano.

Agendamento

O agendamento é feito pelo site: (www.agenda.es.gov.br)
O Posto de Identificação Civil funciona de segunda a sexta-feira, das 8 horas ao meio-dia; e das 13 às 17 horas.

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