A Selic (taxa baixa de juros) bate 9,25%, sendo assim, investir em renda fixa se torna algo muito atrativo, do outro lado, nem tanto para a renda variável
A Selic é a taxa básica de juros da economia. Sendo, portanto, o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central (BC) para controlar a inflação.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
O Copom (Comitê de Política Monetária) decidiu aumentar a Selic para 9,25%. Esse aumento altera totalmente os rendimentos das principais aplicações de renda fixa, também muda a regra da poupança.
No presente contexto, a taxa Selic estando acima de 9%, o rendimento é de aproximadamente 0,5%, acrescido da Taxa Referencial.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Como se reproduz (ou: como a taxa Selic influencia o mercado e controla a inflação)
Uma vez que a taxa é definida, o mercado passa a considerá-la como base para a definição das suas próprias taxas de juros. E aí o resultado acontece em cascata:
Taxa Selic alta
Você paga + juros pelo dinheiro que empresta dos bancos, mas também
a rentabilidade dos seus investimentos de renda variável pode ser maior. Ou seja:
Você paga + juros, mas pode ganhar + dinheiro
Taxa Selic baixa
Você paga – juros pelo dinheiro que empresta dos bancos, mas também
a rentabilidade dos seus investimentos pode ser menor. Ou seja:
Você paga – juros, mas pode ganhar – dinheiro (não confunda com perder dinheiro, tá joia?).
E como a Selic combate à inflação?
Antes, vale a apresentação: o nome verdadeiro da inflação é Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, ou IPCA, embora existam outros índices no país.
Quando o IPCA sobe…
O poder de compra das pessoas diminui e aumenta a incidência de expressões como “esse dinheiro não tá valendo nada” no supermercado.
…a Selic sobe
Com a taxa de juros básica em alta, as pessoas param de comprar porque ninguém merece pagar caro nas blusinhas. Assim, os preços tendem a diminuir.
Quando o IPCA desce…
Dá para comprar mais com o mesmo dinheiro de antes, ou seja, o poder de compra das pessoas aumenta.
…a Selic desce