Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Como fazer para denunciar casos suspeitos de gripe aviária na Serra?

Os serviços da prefeitura e do IDAF estão preparados para recolher os animais

Foto de uma pessoa combatendo a gripe aviária. (resgatando animais)
Foto: Estação Ecológica do Taim/ICMBio

A Secretaria de Saúde da Serra (SESA), por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância (CIEVS), orienta a população sobre as medidas a serem adotas pela população caso encontrem uma ave apresentando sintomas da gripe aviária.

Gripe Aviária

Entre os dias 21 e 22 de junho o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância (CIEVS) Serra foi notificado da ocorrência de mortandade de aves de subsistência (pato, ganso, marreco e galinha) em uma área rural do município. Em visita técnica ao local, o CIEVS orientou medidas de prevenção e controle da gripe aviária e iniciou o monitoramento dos humanos expostos, conforme Nota Técnica nº 38/2023-CGVDI/DPNI/SVSA/MS.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) notificou o evento ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF), que compareceu ao local para realização das medidas sanitárias e investigação/contenção do caso. Foram coletadas amostras biológicas dos animais doentes para análise laboratorial.

Na última terça-feira (27) as amostras foram confirmadas para gripe aviária. O IDAF tomou as medidas sanitárias necessárias para contenção e erradicação do foco da doença, bem como intensificou as ações de vigilância em populações de aves domésticas na região relacionada ao foco.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

Esse foi o primeiro foco detectado em aves de criação de subsistência desde a entrada do vírus no Brasil, no dia 15 de maio de 2023. É importante ressaltar que, essa ocorrência, não traz restrições ao consumo, tão pouco, ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros.

Veja quando entrar em contato

Entre os sinais que devem ser observados nos animas, silvestres ou domésticos, estão problemas respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbita. É muito importante que os munícipes não toquem nestes animais e façam contato com os seguintes órgãos:

Aves em região de praia

  • Ligar para o Projeto de Monitoramento de Praias (PMP): (0800-039-5005)

Aves vivas com sinais neurológicos e/ou respiratórios

Aves mortas em região fora de praia

+NEWS

#SPORT NEWS

O Serra FC bateu o Audax-RJ jogando em casa e agora se prepara para enfrentar o finalista do último Campeonato Carioca

#DESTAQUE

Confira como ter acesso ao serviço, além de conferir quais documentos são necessários para a emissão da 1ª e 2ª vias

#OPORTUNIDADES

Confira quais oportunidades estão disponíveis na empresa, mas corra, pois as vagas estão abertas por tempo limitado

#DESTAQUE

A companhia recomenda que os moradores dos bairros afetados economizem água. Verifique se seu bairro será impactado pela paralisação

#BRONCA NEWS

Com a chegada dos agentes, os pacientes ficaram ainda mais irritados. A Prefeitura da Serra foi procurada para esclarecer a confusão

#TRETA NEWS

Apesar de o corpo ainda não ter sido liberado, a DHPP Serra já está atuando no caso e conta com a colaboração da população

#TRETA NEWS

O local do atropelamento foi tomado por populares, profundamente abalados pela tragédia ocorrida na comunidade

#DESTAQUE

Não perca a oportunidade de receber atendimento para vários serviços em um único local. Confira a data e endereço e não fique de fora!


Não copie, compartilhe o link