Aos 23 anos, a modelo Thainá Santos, moradora do bairro Residencial Centro da Serra, vem conquistando espaço no cenário internacional da moda. Após se destacar como Vice Miss Grand Espírito Santo 2024, a jovem agora vive uma nova fase em sua carreira, residindo e trabalhando na China. O Serra Noticiário conversou com Thainá para entender sua trajetória, seus desafios e suas conquistas, além das saudades que sente do Brasil e dos conselhos que tem para quem sonha em seguir seus passos.
Thainá Santos e seu sonho de infância em ser modelo
Thainá que cresceu na região de Serra Sede, conta que sempre nutriu o sonho de ser modelo desde criança. No entanto, a falta de recursos financeiros na infância dificultava o acesso ao mundo da moda.
“Desde criança sonhava em ser modelo, então participava de todos os testes que apareciam, mas minha mãe não tinha condições de arcar com os custos”, conta. Aos 14 anos, ela conseguiu realizar seu primeiro ensaio fotográfico, marcando o início de sua jornada no meio artístico.

Seu envolvimento com concursos de beleza, no entanto, foi mais recente e carregado de superação.
“Como Miss, eu acreditava que esse mundo não era para mim, pelos padrões impostos pela competição (que eu acreditava que existiam), então congelei esse sonho e segui a vida no que era viável”, relata.
Ao receber o convite para participar do Miss Grand Espírito Santo 2024, ela decidiu enfrentar seus receios e provou que é possível superar barreiras. “Percebi que seria a oportunidade de mostrar que somos capazes de conquistar tudo que almejamos, mesmo que todos digam que não”, afirma, emocionada.

Assim, Thainá conta que o título de Vice Miss Grand Espírito Santo 2024 foi um divisor de águas em sua carreira. Segundo ela, essa visibilidade foi essencial para abrir as portas do mercado internacional.
“Todo o processo do concurso foi muito importante para mim. Quando entrei, me sentia uma menina e, quando finalizei, me senti uma mulher. Com o título obtive mais reconhecimento e segurança no meu trabalho, e ganhei a torcida de muitas pessoas que me viram crescer”
Thainá Santos
Modelo Internacional

Da Serra para a China: um novo capítulo
A reportagem questionou Thianá sobre como aconteceu essa mudança drástica de cenário. Segundo ela, a mudança para a China aconteceu de forma inusitada, através de uma rede social.
“Através da rede social TikTok, uma amiga viu o vídeo de uma modelo mostrando os bastidores do seu trabalho na China e comentou comigo. Ela me enviou o vídeo, eu assisti, segui a modelo e a agência. Uns dias depois, a agência postou que precisava de uma modelo na minha altura, eu me ofereci e iniciei todo o processo de contratação”
Thainá Santos
Atualmente, Thainá vive uma rotina de adaptações e descobertas na China. No entanto, a modelo afirma que, apesar dos desafios, ela enxerga essa fase como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional.
“Minha vida na China tem sido de muitas adaptações e experiências novas. A comida, os costumes e o ambiente são diferentes, todos os dias são um aprendizado como pessoa e modelo“
Thainá Santos
Post Instagram:
Representatividade e propósito
No concurso de Miss, Thainá falou sobre representatividade e resistência, temas que continuam sendo centrais em sua trajetória.
“Me sinto grata por ter a oportunidade de representar o meu povo através da minha profissão e mostrar o que temos de melhor. É uma sensação de realização, de estar cumprindo meu propósito”
Thainá Santos
Para ela, ser a voz das suas raízes negras e indígenas em um palco global é motivo de orgulho. “E, através dele, muitas pessoas voltarão a sonhar e acreditar no seu potencial, independente da raça ou etnia”, completa.

Modelo fala sobre planos futuros e a saudade do Brasil
Questionada sobre seus planos para o futuro, Thainá demonstra maturidade e confiança.
“Meu plano no momento é viver um dia de cada vez e dar o meu melhor em todas as oportunidades que surgirem. Sei que Deus tem grandes planos para minha vida, então me sinto confiante mesmo com a instabilidade que a vida de modelo traz”
Thainá Santos

Apesar da distância, a modelo mantém vínculos fortes com o Brasil e com a Serra. “Além da minha família e amigos, sinto falta do meu país de modo geral. Quando cheguei aqui percebi que não existe lugar melhor do que o nosso lar, nossos costumes e comida!”, brinca. Entre os pratos que mais sente saudades, destaca o clássico brasileiro: “Arroz, feijão e carne têm me feito muita falta nos almoços”.

Um conselho para quem também sonha em ser modelo
Por fim, nossa equipe perguntou se a modelo teria alguma mensagem para as jovens que também almejam uma carreira no mundo da moda, Thainá deixa uma mensagem inspiradora:
“Diria para acreditarem nos seus sonhos e fazerem com que eles se tornem realidade através do esforço. Desistir não é uma opção e tudo o que nos dedicamos com constância se torna palpável”.
Thainá Santos
Ela reforça a importância de confiar em si mesma, mesmo diante de críticas e falta de apoio. “Mesmo com as críticas e a falta de apoio, você só precisa acreditar em si mesma e seguir em frente. Todo esforço valerá a pena”, conclui.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!