Ainda na esteira da “Operação Peixada”, que na última sexta-feira (17) abalou as estruturas do “establishment” do município da Serra, continuam surgindo desdobramentos e a situação promete continuar assim por muito tempo.
Conforme divulgado, os parlamentares foram investigar in loco denúncia sobre suposto favorecimento na distribuição de cargos no Sine da Serra. Segundo a denúncia, as vagas com melhores salários e em grandes empresas estão sendo alocadas de maneira irregular, beneficiando aliados e amigos.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Com essa acusação em mãos, o deputado e três vereadores realizaram uma visita surpresa à agência na manhã de sexta-feira (17), uma iniciativa que eles denominaram “Operação Peixada”, que terminou na delegacia, em Laranjeiras.
Exclusivo: Operação Peixada no SINE da Serra termina com secretário conduzido para delegacia
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Resposta da Prefeitura da Serra
A Prefeitura da Serra divulgou por meio de nota que promete adotar todas as providências legais contra o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos) e os vereadores Anderson Muniz (Podemos), Darcy Júnior (Patriota) e Professor Artur (Solidariedade), devido à fiscalização no SINE da Serra.
Após o episódio de fiscalização parlamentar no SINE da Serra, os aliados de Sergio Vidigal (PDT), em todas as esferas, partiram para o ataque, até em nível pessoal, principalmente contra o deputado Pablo Muribeca. Enquanto isso, o prefeito da Serra ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.
Segue a lista de ações prometidas pela gestão Sergio Vidigal:
1. Ação judicial contra os quatro parlamentares por danos morais, abuso de poder e perturbação do normal funcionamento de serviço público;
2. Representação contra o deputado Pablo Muribeca na Corregedoria da Assembleia Legislativa, por quebra de decoro parlamentar e abuso de poder;
3. Representação contra os vereadores Anderson Muniz, Professor Artur e Darcy Junior na Corregedoria da Câmara Municipal da Serra, por quebra de decoro parlamentar e abuso de poder;
4. Ação na Corregedoria da Polícia Militar contra os policiais que conduziram o servidor público municipal até a delegacia e apreenderam objetos, sem mandado judicial;
5. Denúncia contra os parlamentares (deputado e vereadores) ao Ministério Público Estadual, por abuso de poder político.
O que diz Pablo Muribeca?
A reportagem procurou o deputado para comentar o anúncio da gestão do prefeito Sergio Vidigal, que respondeu por meio de nota. Segue na íntegra:
“O Deputado Pablo Muribeca e os Vereadores Anderson Muniz, Artur Costa e Darcy Junior vêm a público reiterar que toda a ação realizada na “Operação Peixada” atendeu inteiramente à legalidade e aos princípios do ordenamento jurídico.
Após receberem denúncias gravíssimas de servidores efetivos e comissionados, os parlamentares constataram o uso político e eleitoral do SINE da Serra com favorecimento a apadrinhados do Secretário Adjunto.
A Operação foi integralmente filmada, o que confirma a ausência de qualquer abuso praticado pelos parlamentares que agiam no gozo de suas prerrogativas, especialmente porque qualquer cidadão tem o direito de impedir situações flagrantes de ilegalidade, tendo a Polícia Militar sido acionada pelo 190 e enviado viatura ao local, seguindo os trâmites que a lei impõe – negando, inclusive, que qualquer policial seja parente do Deputado.
As filmagens disponíveis ao público e à imprensa revelam que uma denúncia havia sido formalizada no Ministério Público. Nessas gravações, observa-se que subordinados do Secretário tentavam ocultar celulares oficiais e deletar mensagens evidenciando as fraudes no SINE. Não houve apreensão de celular realizada por parte dos parlamentares.
Assim, o Deputado e os Vereadores já esperavam intimidação por parte do Prefeito da Serra e informam que continuarão a defender o povo, estando à disposição com tranquilidade dos órgãos de controle e cobrando veementemente que os verdadeiros criminosos sejam punidos pelo uso fraudulento do SINE da Serra.
Em tempo, o Deputado e os Vereadores acompanharão com olhos de lupa qualquer perseguição à servidora efetiva que denunciou o esquema e esperam do Prefeito Sérgio Vidigal que, pela primeira vez, tenha postura enérgica contra a corrupção em sua gestão.“
Pablo Muribeca promete acionar Polícia Federal e CGU para assumir as investigações do SINE Serra