Na última segunda-feira (30), o repórter Wal Júnior, do Serra Noticiário, esteve na Rua Tavares Bastos, no bairro Novo Porto Canoa, onde moradores denunciam um vazamento de esgoto a céu aberto em uma área de preservação ambiental. O problema teria ligação com falhas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Novo Porto Canoa, responsável pelo tratamento de esgoto dos bairros Eldorado, Porto Canoa Oeste e parte da região.
A reportagem entrou em contato com a CESAN (Ambiental Serra) e com a Prefeitura Municipal da Serra (PMS) para questionar sobre esse problema, mas não obteve respostas.
Vídeo Youtube SN:
Mau cheiro e contaminação preocupam moradores há meses
O repórter Wal Júnior, esteve presente no local para averiguar de perto o problema que esses moradores dizem estar enfrentando. Assim, os relatos e vídeos coletados no local mostram o esgoto escorrendo por uma faixa de vegetação. Segundo os residentes, o mau cheiro é constante e piora nos dias de chuva.
“O esgoto vem para a área verde, que aqui é uma área preservada”, afirmou Dona Luza, moradora da região. Ela destacou ainda que a falta de manutenção nas estruturas agrava o problema: “Eles vêm concerta caixa central, e o pessoal rouba os fios. Aí entope e o esgoto é esburrado (sic) igual você está vendo.”
Situação afeta rotina das famílias que vivem no entorno
Dona Euzineia, outra moradora do bairro, relatou para a nossa reportagem como o esgoto exposto interfere na rotina das famílias.
“Quando chove aqui é terrível. Além de “esburrar”(sic), o odor é ruim e a tampa sobe, fica aquele esgoto assim, tipo um chafariz. Como a gente paga a rede de esgoto cara, acho que a gente tem que ter uma coisa decente também.”
Dona Euzineia
Moradora
Área teria sido vistoriada por técnicos ambientais
De acordo com informações repassadas pela moradora Dona Luza, técnicos ambientais já estiveram no local para verificar a situação. “Quando o pessoal da preservação veio, olhou e falou que isso aqui não pode estar acontecendo”, ressaltou. Mesmo com a constatação, até o momento nenhuma intervenção definitiva foi feita.
Reportagem entrou em contato com a CESAN
Sendo assim, diante desses relatos e imagens coletadas, ainda na segunda-feira nossa reportagem entrou em contato com a CESAN para questionar se a CESAN é responsável pela ETE e pela rede de esgoto da região. Além disso, pedimos informações sobre o funcionamento da estação e possíveis falhas na rede e quais medidas já adotadas ou previstas para conter os vazamentos.
Reportagem buscou respostas junto à Prefeitura da Serra
Na mesma data, também entramos em contato com a Prefeitura da Serra, pedindo a confirmação se esse local é reconhecido como área de preservação ambiental. Se existe alguma fiscalização já realizada ou prevista para averiguar o impacto ambiental da ocorrência. E por fim, quais medidas de fiscalização adotadas e eventuais notificações à concessionária
No entanto, até o momento desta publicação, tanto a CESAN quanto a Prefeitura da Serra não responderam nossos questionamentos. O Serra Noticiário continua no aguardo de um pronunciamento das assessorias e trará atualizações assim que possível.
Atualização
Após a publicação do caso, a Prefeitura da Serra retornou o contato e informou que enviou uma equipe da Fiscalização Ambiental ao local para averiguar a situação e tomar as medidas cabíveis.
- Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!