A prefeitura da Serra disponibilizou o programa Serra Nutri Férias. Um cartão oferecido aos alunos da rede pública municipal, para auxiliar na alimentação desses estudantes durante o período de férias, em que esses alunos não fazem nenhum tipo de refeição na escola.
Os alunos foram contemplados com um valor de R$ 150,00 em janeiro, e R$ 100,00 em julho. Mais de 44 mil estudantes cadastrados já conseguiram o cartão Serra Nutri Férias, para realizar compras em diversos comércios credenciados pela Serra.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
Estabelecimentos cobram taxas sobre o cartão Serra Nutri
Se a proposta do cartão era ajudar na alimentação dos alunos durante as férias, faltou avisar alguns estabelecimentos dessa rede credenciada. Isso porque alguns comércios dessa rede passaram a cobrar taxas nas compras feitas com o cartão Serra Nutri Férias.
A reportagem recebeu imagens onde um comércio de hortifruti informa cobrar uma taxa de 10% para compras feitas com o cartão Serra Nutri. Em outra publicação, um açougue informa que não está cobrando taxas nessas mesmas compras com o cartão fornecido aos alunos.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Vagas limitadas Clique aqui!
Só o fato de um estabelecimento vir a público informar que não cobra taxas, como uma forma de publicidade, já prova que isso se trata de uma prática comum entre a rede credenciada, que extorque o valor gasto pelos alunos com a alimentação durante as férias.
O que disse a Prefeitura da Serra
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura da Serra para relatar esse problema e saber se as autoridades já estavam a par dessas práticas abusivas de alguns estabelecimentos da rede credenciada.
Por meio de nota a Secretaria de Educação informa que nenhum estabelecimento está autorizado a cobrar taxa aluno beneficiado pelo cartão Nutri Serra. Se algum caso for constatado precisa entrar em contato com a empresa responsável através do telefone (27) 2122-0231.
Agiotagem com dinheiro público?
Conforme relatado por alguns críticos, o motivo dessa cobrança de taxa diretamente dos clientes tem sido causado pela alta porcentagem da taxa administrativa cobrada pela empresa operadora do cartão, que seria entre 15% ou 10%, algo considerado abusivo.
A Prefeitura da Serra ao ser questionada sobre qual seria porcentagem, se negou a informar, apenas respondeu novamente que não há autorização para cobrar taxas dos munícipes da Serra beneficiados pelo cartão Nutri Serra.
Saldo e lista com de estabelecimentos da rede credenciada
A prefeitura divulgou um link com os comércios da rede credenciada que são atualizados com frequência. Os alunos beneficiados com o cartão Serra Nutri podem conferir os estabelecimentos da rede credenciada, saldo e mais informações acesse: serranutriferias.com.br