Siga nas redes

Olá, o que você está procurando?

#DROP NEWS

Reunião na Assembleia debate reabertura do Pronto Socorro do Hospital Jayme dos Santos Neves

Participaram também do encontro representantes do governo do Estado, da Câmara da Serra e do Ministério Público Estadual

A discussão para a retomada do atendimento no Pronto Socorro do Hospital Estadual Jayme dos Santos Neves agora é oficial. Deputados, vereadores e líderes comunitários da Serra se reuniram, na tarde desta terça (7), na Assembleia Legislativa, para discutir a possibilidade de reabertura do pronto socorro, fechado durante em 2020, durante a pandemia.

Na abertura da reunião, o presidente da Assembleia, deputado Marcelo Santos, ressaltou a importância do diálogo entre o Poder Legislativo e a população. “A Assembleia está aqui para ouvir. Nós queremos escutar e a ponta, que são principalmente as pessoas, os usuários do sistema, é que tem a condição de falar sobre as dores que sente”.

  • Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!

“Já passou da hora de debater a reabertura do pronto-socorro do Jayme. Conheço de perto a realidade das pessoas que sofrem com o atendimento precário nas UPAs superlotadas da Serra e sei que a reabertura pode desafogar o atendimento e oferecer condições melhores, tanto para pacientes quanto para os profissionais de saúde que trabalham, muitas vezes, exaustivamente”, disse o vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Pablo Muribeca, que participou da reunião.

Vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Pablo Muribeca
Vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Pablo Muribeca.

Muribeca também destacou a ausência de representantes da Prefeitura da Serra, que deveria ser a principal interessada no debate. “Acho que a atual gestão, que atua de forma precária na Saúde do município, deveria pelo menos ouvir essa discussão. A gente vê aqui representantes desta Casa, da Câmara, do Ministério Público e do próprio Estado, mas não tem ninguém da atual gestão da cidade. Mostra que não tem preocupação nenhuma, nem com a saúde e nem com as pessoas”.

  • Entre no nosso grupo Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Clique aqui

A presidente da Federação das Associações de Moradores da Serra (FAMS), Mara Almeida pediu a reabertura imediata do pronto-socorro e destacou que o município é um dos que não possui um PS aberto à população. “A gente sabe que é um município enorme. A Serra tem mais de 500 mil habitantes e a gente acredita que é necessário que o pronto-socorro volte a funcionar. Nós queremos que o Estado e o município se unam. Não adianta um jogar a culpa no outro, isso não resolve nosso problema”.

Já o presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Dr. Bruno Resende, argumentou que a reabertura do pronto-socorro deve ser estudada e feita com responsabilidade. “É preciso garantir o acesso a quem precisa de atendimento de alta e média complexidade. Esse paciente é aquele que morre em horas, em minutos. Esse paciente importa muito”.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Dr. Bruno Resende conversando com Pablo Muribeca
Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, deputado Dr. Bruno Resende conversando com Pablo Muribeca.

Ao final da reunião, o secretário estadual de Saúde, Miguel Paulo Duarte Neto, chamou a atenção para o debate. Para estudo e solução da questão, ele sugeriu a criação de uma comissão, com representantes do Executivo, Legislativo e munícipes da Serra, para análise de dados e estudo da viabilidade de reabertura do pronto-socorro do hospital.

A comissão terá um prazo de 45 dias para apresentar os resultados dos estudos. A próxima reunião para debater o assunto será no dia 18 de abril. “Só se constrói Sistema Único de Saúde com o envolvimento de todos os entes. São eles municipais, estaduais e federais”, pontuou.

Também participaram da reunião: o presidente da Câmara da Serra, Saulinho da Academia; o subsecretário estadual de Regulação do Acesso em Saúde, Gleikson Barbosa dos Santos; o subsecretário estadual de Atenção à Saúde, José Tadeu Marino; o subsecretário estadual de Contratualização em Saúde, Alexandre Aquino Cunha; o promotor de Justiça Pablo Drews Bittencourt e o deputado estadual Alexandre Xambinho.

+NEWS

#DROP NEWS

O tribunal eleitoral analisou as denúncias e não encontrou irregularidades na chapa do antigo partido do parlamentar

#CHICO PREGO

A situação esquentou e a sessão na Câmara da Serra teve que ser suspensa temporariamente para aliviar a tensão

#DROP NEWS

O projeto que será votado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, propõe melhorias significativas nas promoções dos profissionais da segurança pública

#DROP NEWS

O deputado propõe a criação de um cadastro para condenados por estupro e violência doméstica no ES, ampliando a proteção e segurança pública

#DROP NEWS

Segundo fontes, o evento contou com a presença de centenas de pessoas, incluindo diversas figuras importantes da política capixaba

#DROP NEWS

A empresa responsável pela obra da escola, que se estende há 12 anos, estaria considerando mais um adiamento da entrega para o ano de...

#TRETA NEWS

Uma das vítimas dos golpes, quando confrontou a empresa, chegou a ser agredida com uma arma de choques

#DROP NEWS

Confira a data final para regularizar seu título de eleitor e não perder a chance de votar na próxima eleição


Não copie, compartilhe o link