Nesta semana, os principais candidatos a prefeito da Serra vêm sendo sabatinados pelos veículos de comunicação capixabas. No entanto, o candidato Pablo Muribeca (Republicanos) participou até o momento apenas da entrevista realizada pela A Gazeta/CBN Vitória, ausentando-se das sabatinas do Tempo Novo e da Folha Vitória. Isso gerou especulações e munição para as campanhas adversárias.
Conforme levantado pela coluna Chico Prego, Muribeca participou da sabatina promovida pela A Gazeta e CBN Vitória na última terça-feira (10). Entretanto, a sabatina organizada pelo Tempo Novo para Pablo Muribeca estava previamente agendada desde o dia 19 de agosto para ocorrer também na terça-feira (10). Segundo a direção do Tempo Novo, houve insistência em agendar uma nova data.
- Se inscreva no canal do Serra Noticiário no Youtube e fique conectado nos vídeos! Clique aqui!
A assessoria de campanha de Muribeca alegou ao Tempo Novo: “Agradecemos os inúmeros convites recebidos e esclarecemos que o candidato Pablo Muribeca participará seletivamente de entrevistas, sabatinas e debates promovidos pelos principais veículos de comunicação do Estado, garantindo, assim, uma distribuição equilibrada de nosso tempo entre a mídia e o contato direto com a população.”
Nesta última quarta-feira (11), o Folha Vitória anunciou que o candidato Pablo Muribeca havia desistido de participar da sabatina promovida pelo grupo da TV Vitória, que estava marcada para acontecer nesta quinta-feira (12). A entrevista estava agendada desde o dia 22 do mês passado, e as justificativas para a desistência não foram apresentadas.
- Entre no nosso canal Serra Noticiário no WhatsApp e fique ligado nas tretas que acontecem na Serra! Aproveite! Clique aqui!
Por que Muribeca não está participando das entrevistas?
Devido às ausências nas entrevistas e sabatinas, os apoiadores de candidatos adversários não perderam tempo para atacar o candidato Pablo Muribeca nas redes sociais e aplicativos de mensagens. Já nos bastidores, os apoiadores de Muribeca alegam que se trata de uma estratégia por ele ser “contra o sistema”.
Na humilde opinião desta coluna, se for mesmo uma estratégia, parece ser uma péssima aposta. Por exemplo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mesmo havendo uma intriga explícita entre ele e a Rede Globo, não hesitou em encarar William Bonner e Renata Vasconcellos na sabatina promovida pelo Jornal Nacional durante as eleições de 2022.
Veja o exemplo do xará de Pablo Muribeca, o candidato a prefeito da cidade de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB). É evidente que ele não tem a simpatia da maior parte da mídia devido ao seu perfil polêmico, mas mesmo assim, Marçal participa de todas as oportunidades.
Portanto, caso Muribeca não se sinta confortável em ser entrevistado por determinados veículos de comunicação devido a uma suposta animosidade, essa situação deve se deteriorar ainda mais com essas ausências, gerando questionamentos e preocupações entre o eleitorado sobre sua capacidade de lidar com o contraditório. Isso pode levar a um erro semelhante ao do atual prefeito Sérgio Vidigal (PDT), que atualmente persegue o Serra Noticiário por apenas dar publicidade às denúncias e reclamações da população.
Muribeca também não participou da sabatina da ASES
Muribeca também abriu mão de participar da sabatina promovida pela Associação dos Empresários da Serra (ASES). Em nota, a ASES informou que o único candidato que não participará será Pablo Muribeca, o que a ASES considerou como um “distanciamento do empresariado” da cidade. Após a desistência da sabatina do ASES, a campanha de Muribeca enviou uma nota justificando a ausência. Abaixo, segue a íntegra da nota:
“A equipe de campanha do candidato Pablo Muribeca à Prefeitura da Serra vem a público reafirmar nosso compromisso inabalável com o diálogo direto junto à população serrana.
Considerando a ausência de propaganda eleitoral na TV no pleito municipal da Serra, a vasta extensão territorial de nossa cidade, o expressivo número de eleitores a serem alcançados e o curto período de campanha estabelecido pela legislação eleitoral, informamos que nossa estratégia de campanha priorizará o contato pessoal e direto com os cidadãos da Serra em todos os bairros e comunidades.
Agradecemos os numerosos convites recebidos e esclarecemos que o candidato Pablo Muribeca participará seletivamente de entrevistas, sabatinas e debates promovidos pelos principais veículos de comunicação do Estado, garantindo, assim, uma distribuição equitativa do nosso tempo entre a mídia e o contato direto com a população.
Reiteramos nosso compromisso com uma campanha propositiva e construtiva, visando o fortalecimento e o progresso contínuo de nossa amada cidade da Serra. Contamos com a compreensão de todos e convidamos cada cidadão a fazer parte deste movimento de transformação.
Juntos, construiremos uma Serra mais forte e próspera para todos!
Coordenação de Campanha Pablo Muribeca – Candidato a Prefeito da Serra”.